00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorBarros, Eduarda Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1269858520123666pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-05T18:18:20Z-
dc.date.available2017-01-31-
dc.date.available2018-02-05T18:18:20Z-
dc.date.issued2017-05-04-
dc.identifier.citationBARROS, Eduarda Ferreira. Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present didactic proposals that help to fix and apply basic arithmetic contents through George Pólya's methods for solving problems involving nonlinear Diophantine equations. A Diophantine equation is an algebraic equation whose unknowns represent integers. The solution methods of the equations treated here require knowledge of basic facts about remarkable products, congruences, analytic geometry, and metric relationships in the triangle. Since the problems are independent, it can be used by the teacher separately in different classes and levels of education. The work culminates with a proposal of didactic sequences for application of problem solving in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAritmética - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEquações diafontinas não lineares - Resolução de problemaspt_BR
dc.subjectNonlinear diophantine equations - Problem solvingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectArithmetic - High schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEquações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeLinear diophantine equations: a didactic proposal for solving problemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo apresentar propostas didáticas que auxiliem a fixação e aplicação de conteúdos de aritmética básica através dos métodos de George Pólya para resolução de problemas envolvendo equações Diofantinas não-lineares. Uma equação Diofantina é uma equação algébrica cujas incógnitas representam números inteiros. Os métodos de soluções das equações tratadas aqui requerem o conhecimento de fatos básicos sobre produtos notáveis, congruências, geometria analítica e relações métricas no triângulo. Visto que os problemas são independentes, eles podem ser usados separadamente pelo professor em diferentes momentos em diferentes turmas e níveis de ensino. O trabalho culmina com a proposta de sequências didáticas para aplicação da resolução desses problemas em sala de aula.pt_BR
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