00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee1Gaia, Rossana Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018992389689693pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.creatorMoura, Graziela Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2683804095092770pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T17:27:16Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-01-31T17:27:16Z-
dc.date.issued2012-06-27-
dc.identifier.citationMOURA, Graziela Gonçalves. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2426-
dc.description.abstractThis work constitutes a ethnographic research, developed under the theoretical methodological perspective of LA. The study object was the literacy practices of students graduating in PROEJA, targets young people and adults, in the area of Design Construction. Its general purpose was to reflect on the process of literacy of these students, and from this, it was traced the following specific objectives: to examine if the practices of reading and writing submitted by the school are related to the everyday practices of reading and writing skills of students; investigate if, during the course, there was a change in the practice of meaningful use of reading and writing of PROEJA students and what were these changes; analyze the conceptions of reading and writing that students, the research subjects, expressed in their statements. The data analysis was guided by studies of literacy and showed that the daily life of these students are placed various literacy practices, performed satisfactorily in such areas as religion, home, work and sport, although most have classified negatively their knowledge about reading and writing, always relating them to school knowledge. This is due, according to survey data, the power of the school in relation to other agencies of literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectNational Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Young and Adults (Brazil)pt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titlePráticas de letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipept_BR
dc.title.alternativeLiteracy practices in youth and adult education: a reflection on the course Proeja design construction of Federal Institute of Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho constitui-se numa pesquisa de vertente etnográfica, desenvolvida sob a perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada, e tem como objeto de estudo o processo de letramento dos estudantes concluintes do curso PROEJA, direcionado a jovens e adultos, na área de Desenho de Construção Civil. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre o processo de letramento destes estudantes. Foram objetivos específicos: analisar se as práticas de leitura e de escrita apresentadas pelo PROEJA estão relacionadas com as práticas cotidianas de leitura e escrita dos alunos; discutir a posição dos alunos a respeito das mudanças que perceberam no decorrer do curso sobre as práticas de uso significativo da leitura e da escrita; analisar a representação da leitura e da escrita na vida dos alunos. A análise dos dados obtidos foi orientada pelos estudos sobre letramento e permitiu verificar que, no cotidiano desses alunos, estão inseridas diversas práticas de letramento, realizadas de maneira satisfatória em agências de letramento como a igreja, a família, o trabalho e o esporte. Na análise dos dados também foi verificado que a maioria dos alunos classifica negativamente seus conhecimentos sobre a leitura e escrita quando os relacionam com os conhecimentos escolares. Isso se deve, segundo os dados levantados, ao poder da escola em relação às demais agências de letramento.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de letramento na educação de jovens e adultos - uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe.pdfPráticas de letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.