00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2359
Tipo: Dissertação
Título: Investigando o fenômeno magnetismo com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização científica
Título(s) alternativo(s): Investigating the Magnetism phenomenom with students of the 4th grade of elemantary schol in the perpective of Scientifc Literacy
Autor(es): Lopes, Elian Silva
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco Júnior, Wilmo Ernesto
Resumo: Este estudo é resultado de uma reflexão acerca do Ensino de Ciências por investigação, entendido como uma metodologia capaz de contribuir no processo de alfabetização científica. O interesse pelo tema é decorrente da constatação de que o conhecimento físico é pouco trabalhado nos anos iniciais e do intento de abordar metodologias de ensino que contribuíssem para inovação no ensino de Ciências. Foi estruturado como problema a seguinte questão: A abordagem do fenômeno Magnetismo, por meio de Sequências de Ensino Investigativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilita a apropriação de conhecimentos físicos e contribui no processo de Alfabetização Científica? Intentando responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida uma Sequência de Ensino Investigativa(SEI), elaborada no modelo proposto por Carvalho (2013), intitulada: Investigando o Fenômeno Magnetismo numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental numa escola pública de Maceió. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como procedimento de interpretação de dados a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Para tal, recorremos às produções escritas (relatos e desenhos) e às filmagens coletadas no estudo. Os resultados revelaram que os alunos quando instigados a desenvolverem atividades experimentais investigativas, semelhantes às realizadas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais, atitudinais e processuais, sendo capazes de utilizá-los como instrumento de leitura e compreensão, dando significado ao mundo em que vivem, isto é, alfabetizam-se cientificamente.
Abstract: This study is the result of a reflexion about Science Teaching by investigation, known as a methodology capable of contributing on the process of scientific literacy. The interest for the theme it's observed that physics knowledge isn't worked enough on initial years and there's also a lack of teaching methodologies that could contribute on the innovation of Science discipline. The problem can be seen through the question: the approch of magnetism phenomenom through Investigative teaching sequencies on initial years of fundamental school can lead to an appropriate learning of physics knowledge and contribute to Scientific literacy process? Intending on answering this question, a bibliographic research was made and an Investigative Teaching Sequency (ITS) was developed through the model proposed by Carvalho (2013)) entitled: Investigating the magnetism phenomenom on a 4th grade class of Fundamental School in Maceió's public schools. The study, developed in the qualitative method, had content analysis as the procedure of data interpretation, according to Bardin (2011). In that matter, we've used written productions (stories and cartoons) and recordings gathered on the study. The results have shown that students, when instigated to develop investigative experimental activities, similar to the ones realized by scientific academy, can improve conceptual contents, attitudinal and procedural, being capable of using them as a reading and compreehension instrument, giving meaning to the world they live in resulting in a scientific literacy.
Palavras-chave: Ciências – Estudo e ensino
Educação científica
Alfabetização
Magnetismo
Science teaching by investigation
Magnetism
Physics knowledge
Scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LOPES, Elian Silva. Investigando o fenômeno magnetismo na perspectiva do 4º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização científica. 2017. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Acompanha Produto Educacional.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2359
Data do documento: 25-mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Investigando o fenômeno magnetismo na perspectiva do 4º ano do ensino fundamental na perspectiva da alfabetização científica.pdfInvestigando o fenômeno magnetismo na perspectiva do 4º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização científica2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - Sequência de ensino investigativa-sei investigando o fenômeno magnetismo no 4º ano do ensino fundamental.pdf681.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.