00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco Júnior, Wilmo Ernesto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813504265082078pt_BR
dc.creatorLopes, Elian Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453091864229472pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T18:52:17Z-
dc.date.available2017-12-18-
dc.date.available2018-01-24T18:52:17Z-
dc.date.issued2017-05-25-
dc.identifier.citationLOPES, Elian Silva. Investigando o fenômeno magnetismo na perspectiva do 4º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização científica. 2017. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Acompanha Produto Educacional.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2359-
dc.description.abstractThis study is the result of a reflexion about Science Teaching by investigation, known as a methodology capable of contributing on the process of scientific literacy. The interest for the theme it's observed that physics knowledge isn't worked enough on initial years and there's also a lack of teaching methodologies that could contribute on the innovation of Science discipline. The problem can be seen through the question: the approch of magnetism phenomenom through Investigative teaching sequencies on initial years of fundamental school can lead to an appropriate learning of physics knowledge and contribute to Scientific literacy process? Intending on answering this question, a bibliographic research was made and an Investigative Teaching Sequency (ITS) was developed through the model proposed by Carvalho (2013)) entitled: Investigating the magnetism phenomenom on a 4th grade class of Fundamental School in Maceió's public schools. The study, developed in the qualitative method, had content analysis as the procedure of data interpretation, according to Bardin (2011). In that matter, we've used written productions (stories and cartoons) and recordings gathered on the study. The results have shown that students, when instigated to develop investigative experimental activities, similar to the ones realized by scientific academy, can improve conceptual contents, attitudinal and procedural, being capable of using them as a reading and compreehension instrument, giving meaning to the world they live in resulting in a scientific literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.subjectScience teaching by investigationpt_BR
dc.subjectMagnetismpt_BR
dc.subjectPhysics knowledgept_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInvestigando o fenômeno magnetismo com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização científicapt_BR
dc.title.alternativeInvestigating the Magnetism phenomenom with students of the 4th grade of elemantary schol in the perpective of Scientifc Literacypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo é resultado de uma reflexão acerca do Ensino de Ciências por investigação, entendido como uma metodologia capaz de contribuir no processo de alfabetização científica. O interesse pelo tema é decorrente da constatação de que o conhecimento físico é pouco trabalhado nos anos iniciais e do intento de abordar metodologias de ensino que contribuíssem para inovação no ensino de Ciências. Foi estruturado como problema a seguinte questão: A abordagem do fenômeno Magnetismo, por meio de Sequências de Ensino Investigativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilita a apropriação de conhecimentos físicos e contribui no processo de Alfabetização Científica? Intentando responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida uma Sequência de Ensino Investigativa(SEI), elaborada no modelo proposto por Carvalho (2013), intitulada: Investigando o Fenômeno Magnetismo numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental numa escola pública de Maceió. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como procedimento de interpretação de dados a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Para tal, recorremos às produções escritas (relatos e desenhos) e às filmagens coletadas no estudo. Os resultados revelaram que os alunos quando instigados a desenvolverem atividades experimentais investigativas, semelhantes às realizadas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais, atitudinais e processuais, sendo capazes de utilizá-los como instrumento de leitura e compreensão, dando significado ao mundo em que vivem, isto é, alfabetizam-se cientificamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Investigando o fenômeno magnetismo na perspectiva do 4º ano do ensino fundamental na perspectiva da alfabetização científica.pdfInvestigando o fenômeno magnetismo na perspectiva do 4º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização científica2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - Sequência de ensino investigativa-sei investigando o fenômeno magnetismo no 4º ano do ensino fundamental.pdf681.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.