00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.contributor.referee1Kullok, Maisa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047pt_BR
dc.contributor.referee2Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.creatorBraz, Maria Luiza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363255178492328pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T11:54:57Z-
dc.date.available2017-10-30-
dc.date.available2017-10-31T11:54:57Z-
dc.date.issued2010-10-07-
dc.identifier.citationBRAZ, Maria Luiza. Diversos atores, várias práticas e vários contextos: o docente nos cursos de matemática da UNEAL. 2010. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2176-
dc.description.abstractThe construction of pedagogical practice comes from the teachers knowledge acquired throughout the training and continues throughout the academic life through continuing education, for a teacher study is part of everyday life, because this profession requires constant readings for the improvement of that practice that remains under construction. The present work examines the pedagogical practices of teachers in specific disciplines of mathematics courses at the State University of Alagoas (UNEAL), with an eye toward practical assessment carried out by these professionals. It also makes a rescue of the sociopolitical dimensions of higher education in order that the courses of Mathematics at UNEAL are intended to license teachers for basic education. It is emphasized that the primary focus of this research adheres to the assessment as a result of pedagogical praxis. Thus, the research shows many conceptions of evaluation from the view of several authors, and examines the Pedagogical Political Project of Teaching Mathematics. Also focuses on the practical assessment of teachers in specific disciplines of mathematics courses through a questionnaire administered to these teachers. Thus, the type of research used was quantitative and qualitative, whose approach is the case study. The results show a dichotomy in relation to the teaching practice of mathematics teachers: some have an emancipatory vision, while others remain conservative.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectMatemática - Pesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.subjectMathematics - Educational researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiversos atores, várias práticas e vários contextos: o docente nos cursos de matemática da UNEALpt_BR
dc.title.alternativeDiverse actors, various practices and various contexts: the teacher in the math courses at UNEALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA construção da prática pedagógica provem dos saberes docentes adquiridos durante toda a formação, e continua durante toda a vida acadêmica através da formação continuada, pois, enquanto professor, estudar faz parte do cotidiano, uma vez que esta profissão exige leituras constantes para aperfeiçoamento da referida prática que permanece em construção. O trabalho em pauta analisa a prática pedagógica dos professores das disciplinas específicas do curso de Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), com um olhar voltado para prática de avaliação praticada por esses profissionais. Faz também um resgate das dimensões sociopolíticas do Ensino Superior, tendo em vista que os cursos de Matemática da UNEAL tem como finalidade licenciar professores para Educação Básica. Ressaltase que o foco primordial dessa pesquisa atém-se à avaliação como decorrência da práxis pedagógica. Dessa forma, a pesquisa mostra várias concepções de avaliação sob a visão de diversos autores, bem como, analisa os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Matemática. Também, focaliza a prática de avaliação dos professores das disciplinas específicas dos cursos de Matemática, através de um questionário aplicado a esses professores. Assim, o tipo de pesquisa utilizada foi a quanti-qualitativa, cuja abordagem é o estudo de caso. Os resultados alcançados apresentam uma dicotomia em relação à prática pedagógica dos professores de matemática, algumas apresentam uma visão emancipatória enquanto outras permanecem conservadoras.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diversos atores, várias práticas e vários contextos - o docente nos cursos de matemática da UNEAL.pdf714.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.