00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.creatorFelix, Maria Patrícia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0241502196500753pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T16:19:21Z-
dc.date.available2017-02-21-
dc.date.available2017-02-21T16:19:21Z-
dc.date.issued2016-02-03-
dc.identifier.citationFELIX, Maria Patrícia. Resolução de problemas sobre conceitos geométricos: estratégias de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1573-
dc.description.abstractThis dissertation brings an investigation about the problem resolution strategy from three classes of the 9 grade and along with them to describe their strategies to resolve problems involving geometric concept. This research has like objective to verify the way these students recognize the mathematics problems, the way they appropriate the concepts, if their strategies are articulated with the point of view of the geometry as well as the way they describe their mathematic thoughts concerning the problem resolution such as investigate the different strategies used by the respective classroom associating the concepts whereof themselves appropriated in order to resolve the questions, identify the use of the geometric language in the mathematics problem resolution but also the geometric concepts are articulated and understood for them. The theoretical framework guide this study about the problem resolutions shows the theories such as: Carvalho (2007), Ponte (2006), Palhares (2004), and about the Geometric studies theories such as: Almouloud (2013) and Brasil (1998), among others. The investigation was characterized like a study of case in a qualitative approach. It were analyzed 192 solutions through the survey offered for them including two mathematical problems for a total of 96 students of three public schools regular classroom, two of them situated in Alagoas and another one in the Capital of Alagoas, involved in an (Educational Observatory Project) - Projeto Observatório da Educação – OBEDUC. The results achieved showed the students do not have the habit to resolve problems, limiting them to develop the mathematical knowledge and easy the difficulties of conception relating to the geometrics knowledge as well as about questions mathematics. It was found also the students gave up on using strategies without the use of ready patterns. This study emphasizes the importance of the problems resolve practice in the classroom aiming to explore the mathematical concepts or articulate the different teaching methodologies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática – Resoluções de problemaspt_BR
dc.subjectOBEDUCpt_BR
dc.subjectEstratégia de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectGeometry teachingpt_BR
dc.subjectProblems resolutionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleResolução de problemas sobre conceitos geométricos: estratégias de alunos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeProblem solving on geometric concepts: strategies of students of the 9th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as estratégias de resolução de problemas de três turmas do 9º ano, e como esses alunos descrevem suas estratégias para resolver problemas que envolvem conceitos geométricos. O objetivo da pesquisa é verificar como os alunos reconhecem os problemas matemáticos; como se apropriam dos conceitos, se as suas estratégias são articuladas pelo ponto de vista da geometria e como esses alunos descrevem seu pensamento matemático, no tocante à resolução de problemas, bem como investigar as diferentes estratégias utilizadas pelas turmas, relacionando os conceitos de que o aluno se apropriou ao resolver as questões; identificar a utilização da linguagem geométrica na resolução de problemas matemáticos e como as definições geométricas são articuladas e entendidas pelos alunos. Utilizou-se a fundamentação teórica sobre resolução de problemas a partir dos estudos de Carvalho (2007), Ponte (2006), e Palhares (2004), e os estudos de Geometria em Almouloud (2013) e Brasil (1998), entre outros. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Analisaram-se 192 soluções, em uma atividade proposta às turmas investigadas, contendo dois problemas matemáticos, num total de 96 alunos de uma turma de ensino regular de três escolas públicas, duas no interior de Alagoas e uma na capital alagoana, participante do Projeto Observatório da Educação – OBEDUC. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos possivelmente não têm o hábito de resolver problemas, o que os leva a não desenvolver o conhecimento matemático e a não minorar as dificuldades conceituais no que se refere aos conhecimentos geométricos, bem como às demais áreas da Matemática. Constatou-se também que os alunos procuraram lançar mão de estratégias sem a utilização de fórmulas prontas. Este estudo ressalta o quanto a prática de resolver problemas se faz necessária em sala de aula, seja para explorar os conceitos matemáticos, seja ela para articular as mais diferentes metodologias de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resolução de problemas sobre conceitos geométricos estratégias de alunos do 9º ano do ensino fundamental.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.