00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.contributor.referee2Cardozo, Maria Jose Pires Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023pt_BR
dc.creatorAzevedo, Jacy de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6751264583746017pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T01:35:48Z-
dc.date.available2016-09-09-
dc.date.available2016-10-04T01:35:48Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Jacy de Araújo. Qualidade em Educação: relação entre o PDE- Escola e a evolução do índice de desenvolvimento da educação básica nas escolas públicas de Maceió. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1460-
dc.description.abstractThis dissertation examines the relationship between PDE-School and the evolution of the Index of Basic Education Development (IDEB) in Maceió, in the years 2007 to 2011 The IDEB was instituted as an index that measures the quality of Brazilian education, and PDE-school constitutes a management strategic planning process, aimed at providing financial support school units, and is coordinated by the school's leadership and developed in a participatory manner by the school community, with the goal of improving the management of the school improve the quality of education it offers and ensure greater efficiency and effectiveness in the processes it develops. In this research, we sought to answer the following question: schools that are receiving PDE-School feature are raising your IDEB? Thus, the work was characterized by a qualitative approach, with the object of study of the evolution of the relationship IDEB with PDE-School. The methodology used to collect data was the analysis of bibliographic and documentary analysis. Systematization of data as a parameter had drawn up by the MEC / INEP, among them, laws, decrees, orders, manuals, reports and plans. The organization of the study was structured into four sections: the first deals with the State Reform and its impact on Brazilian Educational Policy, in 1990; the second, the issue of quality in education policy in Brazil; the third addresses the PDE-School and IDEB: concepts and implementation in the school context, and the fourth section discusses the Education Policy in Maceio elements for analysis of PDE-School and IDEB. This work shows to be relevant to the area of policy and management education, the extent of explicit contradictions own educational policy and quality of education within the school units. The results demonstrated that it can not join the rising IDEB Public Schools Maceió, in the years 2007-2011, the receipt and application of resources of the PDE-School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas Públicas – Maceió (AL) – Qualidade de Ensinopt_BR
dc.subjectEscolas Públicas – Maceió (AL) – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.subjectPlano de Desenvolvimento da Escola (PDE)pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPublic schools-Maceió (AL)-teaching qualitypt_BR
dc.subjectPublic schools-Maceió (AL) – basic education development index (IDEB)pt_BR
dc.subjectSchool development plan (EDP)pt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleQualidade em Educação: relação entre o PDE- Escola e a evolução do índice de desenvolvimento da educação básica nas escolas públicas de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeQuality in education: relationship between the PDE-School and the evolution of the development of basic education in the public schools of Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a relação entre o PDE-Escola e a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Maceió, nos anos de 2007 a 2011. O IDEB foi instituído como um índice que mede a qualidade da educação brasileira, e o PDE-Escola se constitui em um processo gerencial de planejamento estratégico, que visa dar suporte financeiro as unidades escolares, e é coordenado pela liderança da escola e desenvolvido, de maneira participativa, pela comunidade escolar, com o objetivo de aprimorar a gestão da escola, melhorar a qualidade do ensino que oferece e garantir maior eficiência e eficácia nos processos que desenvolve. Nesta pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: as escolas que estão recebendo o recurso PDE-Escola estão elevando o seu IDEB? Assim, o trabalho caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo a relação da evolução do IDEB com o PDE-Escola. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a de análise de bibliografias e análise documental. As sistematizações dos dados tiveram como parâmetro os documentos elaborados pelo MEC/INEP, dentre eles, leis, decretos, portarias, manuais, relatórios e planos. A organização do estudo foi estruturada em quatro seções: a primeira trata da Reforma do Estado e seus impactos na Política Educacional Brasileira, nos anos de 1990; a segunda, a questão da qualidade nas Políticas Educacionais no Brasil; a terceira aborda o PDE-Escola e o IDEB: concepções e implantação no contexto escolar, e a quarta sessão trata da Política Educacional em Maceió: elementos para análise do PDE-Escola e do IDEB. Esse trabalho mostra-se relevante para a área da política e gestão da educação, na medida em explicita contradições da própria política educacional e qualidade da educação no âmbito das unidades escolares. Os resultados demonstraram que não se pode associar a elevação do IDEB das escolas públicas de Maceió, nos anos de 2007 a 2011, ao recebimento e aplicação dos recursos do PDE-Escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.