00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9935
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Student perceptions and recommendations about Sociology in high school
Autor(es): Santos, Thayná Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Silva, Júlio Cezar Gaudencio da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Jordânia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Welkson Pires da
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas percepções e indicações das/dos alunas/os acerca da Sociologia no Ensino Médio, levando em consideração a importância da participação dessas/es no processo educativo, a fim de contribuir com a discussão sobre essa temática e possibilitar uma reflexão aos/as docentes referente a sua prática. Para isso, foi feita, em 2019, uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, desenvolvida com nove estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Irene Garrido, localizada em Maceió – Alagoas. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi: entrevistas semiestruturadas, feitas de forma individual através do WhatsApp e a base teórica contou com Freire (1996), que trouxe reflexões imprescindíveis para a prática docente e para a educação no geral, Rêses (2004) e Cykman et.al (2018), que em seus trabalhos trouxeram perspectivas de alunas/os acerca da Sociologia. Como conclusão, pode-se afirmar que a maior parte das/os alunas/os enxergam a importância da matéria, entendem, de certa forma, a função dela, se sentem ouvidos pelas/os professoras/es e recomendam recursos didáticos já muito presentes em trabalhos que abordam a temática.
Abstract: This article aims to present some perceptions and indications of the students about Sociology in High School, taking into account the importance of their participation in the educational process, in order to contribute to the discussion on this topic and enable a reflection to teachers regarding their practice. For this, in 2019, an exploratory research of qualitative character was carried out, carried out with nine students of the third year of High School, from the State School Professora Irene Garrido, located in Maceió - Alagoas. The instrument used to obtain data was: semi-structured interviews, done individually through WhatsApp and the theoretical basis included Freire (1996), which brought indispensable reflections for teaching practice and for education in general, Rêses (2004) and Cykman et.al (2018), who in their work they brought perspectives of students about Sociology. As a conclusion, it can be said that most of the students see the importance of the subject, understand, in a way, its function, feel heard by the teachers and recommend teaching resources very present in works that address the theme.
Palavras-chave: Sociologia - Estudantes
Professores
Ensino médio
Sociology
Students
Teacher
High School
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: SANTOS, Thayná Rodrigues dos. Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9935
Data do documento: 2-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio.pdf660.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.