Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Júlio Cezar Gaudencio da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3980009343505300 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Jordânia de Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8223011528014481 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Welkson Pires da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122596705808924 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Thayná Rodrigues dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5390175303302160 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T19:29:48Z | - |
dc.date.available | 2022-06-22 | - |
dc.date.available | 2022-11-30T19:29:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thayná Rodrigues dos. Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9935 | - |
dc.description.abstract | This article aims to present some perceptions and indications of the students about Sociology in High School, taking into account the importance of their participation in the educational process, in order to contribute to the discussion on this topic and enable a reflection to teachers regarding their practice. For this, in 2019, an exploratory research of qualitative character was carried out, carried out with nine students of the third year of High School, from the State School Professora Irene Garrido, located in Maceió - Alagoas. The instrument used to obtain data was: semi-structured interviews, done individually through WhatsApp and the theoretical basis included Freire (1996), which brought indispensable reflections for teaching practice and for education in general, Rêses (2004) and Cykman et.al (2018), who in their work they brought perspectives of students about Sociology. As a conclusion, it can be said that most of the students see the importance of the subject, understand, in a way, its function, feel heard by the teachers and recommend teaching resources very present in works that address the theme. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.title | Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Student perceptions and recommendations about Sociology in high school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo apresentar algumas percepções e indicações das/dos alunas/os acerca da Sociologia no Ensino Médio, levando em consideração a importância da participação dessas/es no processo educativo, a fim de contribuir com a discussão sobre essa temática e possibilitar uma reflexão aos/as docentes referente a sua prática. Para isso, foi feita, em 2019, uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, desenvolvida com nove estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Irene Garrido, localizada em Maceió – Alagoas. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi: entrevistas semiestruturadas, feitas de forma individual através do WhatsApp e a base teórica contou com Freire (1996), que trouxe reflexões imprescindíveis para a prática docente e para a educação no geral, Rêses (2004) e Cykman et.al (2018), que em seus trabalhos trouxeram perspectivas de alunas/os acerca da Sociologia. Como conclusão, pode-se afirmar que a maior parte das/os alunas/os enxergam a importância da matéria, entendem, de certa forma, a função dela, se sentem ouvidos pelas/os professoras/es e recomendam recursos didáticos já muito presentes em trabalhos que abordam a temática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio.pdf | 660.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.