00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.creatorSantos, Thayná Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5390175303302160pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T19:29:48Z-
dc.date.available2022-06-22-
dc.date.available2022-11-30T19:29:48Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Thayná Rodrigues dos. Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9935-
dc.description.abstractThis article aims to present some perceptions and indications of the students about Sociology in High School, taking into account the importance of their participation in the educational process, in order to contribute to the discussion on this topic and enable a reflection to teachers regarding their practice. For this, in 2019, an exploratory research of qualitative character was carried out, carried out with nine students of the third year of High School, from the State School Professora Irene Garrido, located in Maceió - Alagoas. The instrument used to obtain data was: semi-structured interviews, done individually through WhatsApp and the theoretical basis included Freire (1996), which brought indispensable reflections for teaching practice and for education in general, Rêses (2004) and Cykman et.al (2018), who in their work they brought perspectives of students about Sociology. As a conclusion, it can be said that most of the students see the importance of the subject, understand, in a way, its function, feel heard by the teachers and recommend teaching resources very present in works that address the theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia - Estudantespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titlePercepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeStudent perceptions and recommendations about Sociology in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo apresentar algumas percepções e indicações das/dos alunas/os acerca da Sociologia no Ensino Médio, levando em consideração a importância da participação dessas/es no processo educativo, a fim de contribuir com a discussão sobre essa temática e possibilitar uma reflexão aos/as docentes referente a sua prática. Para isso, foi feita, em 2019, uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, desenvolvida com nove estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Irene Garrido, localizada em Maceió – Alagoas. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi: entrevistas semiestruturadas, feitas de forma individual através do WhatsApp e a base teórica contou com Freire (1996), que trouxe reflexões imprescindíveis para a prática docente e para a educação no geral, Rêses (2004) e Cykman et.al (2018), que em seus trabalhos trouxeram perspectivas de alunas/os acerca da Sociologia. Como conclusão, pode-se afirmar que a maior parte das/os alunas/os enxergam a importância da matéria, entendem, de certa forma, a função dela, se sentem ouvidos pelas/os professoras/es e recomendam recursos didáticos já muito presentes em trabalhos que abordam a temática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepções e indicações de estudantes acerca da sociologia no ensino médio.pdf660.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.