00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9742
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso da plataforma Geogebra como ferramenta de ensino e aprendizagem de Matemática para o ensino fundamental e o ensino médio
Autor(es): Araújo, Tiago Santos de
Primeiro Orientador: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Vanio Fragoso de
Resumo: Essa pesquisa se propõe avaliar o software GeoGebra como ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática, buscando identificar as possíveis vantagens proporcionadas por esse aplicativo. Tal avaliação se deu a partir de uma revisão bibliográfica seguida de sugestões de atividades para aulas com uso do GeoGebra com estudantes do ensino fundamental e ensino médio na geometria espacial, estudo da funções e estatística. A partir da pesquisa foi possível perceber as possibilidades oferecidas pelo GeoGebra através de aulas já prontas em sua plataforma, além do uso da plataforma para o ensino e aprendizagem através do compartilhamento de atividades. Contudo, pode-se concluir que o GeoGebra torna-se uma ferramenta imprescindível para melhorar o entendimento de conceitos matemáticos e fixação de conteúdo. Percebeu-se uma grande possibilidade de construções de novas atividades a partir de atividades já prontas com a ampliação das atividades iniciais o que favorece ao professor na elaboração de aulas. Percebeu também a facilidade de um melhor gerenciamento do aprendizado e do uso da ferramenta como uma plataforma de compartilhamento de conteúdos e não apenas como software. Percebe-se a necessidade de investimento por parte dos gestores da educação para favorecer o uso mais frequente por parte dos professores e estudantes. Acredita-se que essa pesquisa possa servir de base para os futuros profissionais e gestores escolares que se interessem pela ampliação dos conhecimentos e uso do GeoGebra.
Abstract: This research aims to evaluate the GeoGebra software as a teaching and learning tool in math classes, seeking to identify the possible advantages provided by this application. This evaluation was based on a literature review followed by suggestions for activities for classes using GeoGebra with elementary and high school students in spatial geometry, study of functions and statistics. From the research, it was possible to perceive the possibilities offered by GeoGebra through classes already ready on its platform, in addition to the use of the platform for teaching and learning through the sharing of activities. However, it can be concluded that GeoGebra becomes an essential tool to improve the understanding of mathematical concepts and content fixation. It was noticed a great possibility of construction of new activities from activities already ready with the expansion of the initial activities, which favors the teacher in the elaboration of classes. It also realized how easy it is to better manage learning and use the tool as a content sharing platform and not just as a software. The need for investment on the part of education managers is perceived to favor more frequent use by teachers and students. It is believed that this research can serve as a basis for future professionals and school managers who are interested in expanding the knowledge and use of GeoGebra.
Palavras-chave: Software GeoGebra
Tecnologia
Ensino de matemática
Technology
Teaching math
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: ARAÚJO, Tiago Santos de. Uso da plataforma Geogebra como ferramenta de ensino e aprendizagem de Matemática para o ensino fundamental e o ensino médio. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9742
Data do documento: 13-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.