00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC
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Tipo: Dissertação
Título: Análise comparativa de métodos de verificação de carregamento em OAE visando à emissão de autorização especial de trânsito
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of verification methods of shipments in special engineering structures aiming at issuing a special transit authorization
Autor(es): Ramos, Samara Thaís Lima
Primeiro Orientador: Assis, Wayne Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Flávio Barboza de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Hudson Chagas dos
Resumo: Visando desenvolver uma avaliação comparativa dos princípios para análise de cargas em pontes, este trabalho propõe-se a realizar a verificação estrutural de uma obra de arte especial – OAE, mediante o estudo das cargas móveis adotadas pelas normativas brasileira (NBR 7188:2013), americanas (AASHTO: 2002 e 2020) e europeia (Eurocode 1: 2003). A verificação das cargas solicitantes, geradas por meio dos carregamentos móveis descritos nas respectivas normas, foi realizada sobre a ponte do rio Croatá, localizada na BR-423/AL, município do Canapi/AL, observando os limites de peso e dimensões, relacionados a veículos de carga nas rodovias brasileiras, estabelecidos pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. As informações de projeto da ponte foram disponibilizadas pelo DNIT/AL, viabilizando a avaliação dos esforços solicitantes gerados pelos carregamentos de projeto descritos nas normas referidas e por um trem-tipo especial de carga. Empregou-se modelagem numérica, através do método dos elementos finitos – MEF, para analisar os efeitos da passagem dos trens-tipo, determinando-se as solicitações máximas geradas na superestrutura com a passagem dos trens-tipo, comparando-as e aplicando as determinações estabelecidas nas normativas. Fazendo uso dos esforços solicitantes oriundos da análise numérica, aplicou-se aos resultados obtidos a metodologia estabelecida pelo DNIT para elaboração das concessões de Autorizações Especiais de Trânsito – AET, a qual estabelece os critérios de verificação de segurança estrutural em pontes rodoviárias. Por meio deste estudo, concluiu-se que a OAE em discussão se encontra em condições estruturais adequadas para a passagem dos carregamentos especiais e dos carregamentos das normas internacionais, cujos fatores de segurança apresentados nas verificações são superiores à unidade. Concluiu-se ainda que a normativa brasileira, em contraste com as normas internacionais, apresentou no caso analisado valores de fatores de segurança maiores durante a verificação estrutural.
Abstract: Aiming to develop a comparative evaluation of the principles for the analysis of loads in bridges, this work proposes to carry out the structural verification of a Special Engineering Structure, through the study of the mobile loads adopted by the Brazilian regulations (NBR 7188:2013), American (AASHTO: 2002 and 2020) and European (Eurocode 1: 2003). The verification of the requested loads, generated through the mobile loads described in the respective norms, was carried out on the bridge of the Croatá river, located in BR-423/AL, municipality of Canapi/AL, observing the limits of weight and dimensions, related to cargo vehicles on Brazilian highways, established by the resolutions of the National Traffic Council – CONTRAN. The bridge design information was made available by DNIT/AL, enabling the evaluation of the requesting efforts generated by the project loads described in the aforementioned standards and by a special type of freight train. Numerical modeling was used through the finite element method - FEM, to analyze the effects of the passage of the type trains, determining the maximum requests generated in the superstructure with the passage of the type trains, comparing them and applying the determinations established in the regulations. Making use of the requesting efforts arising from the numerical analysis, the methodology established by the DNIT for the elaboration of concessions of Special Transit Authorizations was applied to the results obtained, which establishes the criteria for verifying structural safety in road bridges. Through this study, it was concluded that the special structure under discussion is in adequate structural conditions for the passage of special loads and loads of international standards, whose safety factors presented in the verifications are superior to unity. It was also concluded that the Brazilian regulations, in contrast to the international norms, presented in the analyzed case values of greater safety factors during the structural verification.
Palavras-chave: Obras de Artes Especiais – OAEs
Pontes rodoviárias
Veículos de carga
Segurança estrutural
Road bridges
Special transit authorization
Maximum loading on bridges
Special engineering structures
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: RAMOS, Samara Thais Lima. Análise comparativa de métodos de verificação de carregamento em OAE visando à emissão de autorização especial de trânsito. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9683
Data do documento: 1-mar-2022
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