00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Soraya Dayanna Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2876317735038468pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Raíssa Matos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505105182825558pt_BR
dc.creatorMendonça, Yarlla Melo Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208178075652180pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T19:38:12Z-
dc.date.available2022-06-08-
dc.date.available2022-09-02T19:38:12Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Yarlla Melo Lins de. Deficiência intelectual e educação física: o processo de escolarização durante o ensino remoto. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em educação física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9619-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the professional activity of a Physical Education teacher about the schooling process of students with intellectual disabilities during remote teaching due of the Covid-19 pandemic. As for the production of data, we used it as a qualitative research instrument, through a semi-structured interview with a teacher who works in the municipal school system. For this, we use the Google Meet platform. The results show that there was an evasion of students with Intellectual Disabilities having as one of the reasons the transition from on-site to remote teaching; the lack of interaction and face-to-face monitoring of students with teachers, among them. This caused a regression in abilities, not only of students with Intellectual Disabilities. We can also emphasize the importance of school support and its services available to students. We concluded that students with Intellectual Disabilities dropped out and that the more these students were away from school, the greater the regression of their abilities. The supports are necessary for these students to continue studying in the remote model, minimizing losses and increasing access and permanence. It is also necessary that to work together with classroom teachers the professionals specialized educational services, those responsible for students, the school's social service, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.subjectIntellectual Disabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleDeficiência intelectual e educação física: o processo de escolarização durante o ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física durante o ensino remoto em decorrência da pandemia da Covid-19. Foi realizada uma pesquisa qualitatica, cuja produção de dados utilizou a entrevista semiestruturada com uma professora que atua na rede municipal de ensino. Para tanto, a entrevista ocorreu na plataforma Google Meet, por conta do isolamento social Os resultados apontam que houve evasão dos alunos com deficiência intelectual tendo como uns dos motivos a transição do ensino presencial para o remoto; a falta de interação e de acompanhamento presencial dos alunos com os professores, entre eles. Isto ocasionou uma regressão nas habilidades, não só dos alunos com DI. Pode-se ressaltar também a importância do apoio escolar e seus serviços disponibilizados aos alunos. Concluiu-se que houve evasão dos alunos com DI e que quanto mais esses alunos ficam afastados do ensino escolar, maior é a regressão das suas habilidades. Os suportes são necessários para que esses alunos continuem estudando no modelo remoto, amenizando as perdas e aumentando o acesso e a permanência. Também se mostra necessário um trabalho em conjunto com professores de sala, do AEE, os responsáveis pelos alunos, o serviço social da escola, entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deficiência intelectual e educação física - o processo de escolarização.pdf434.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.