Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9495
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | “Quero te tocar com meu louvor”: Tons homônimos e suas representações entre os protestantes pentecostais e batistas do município de Canindé de São Francisco / SE |
Autor(es): | Campos, Vanessa de Lima |
Primeiro Orientador: | Silva, Sheyla Farias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Rodrigo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peixoto, Pedro André de Sousa |
Resumo: | Este artigo discutiu o cenário da música gospel predominante no Brasil durante a década de 1990, apontando as mudanças significativas na música cristã. Para isso, valemo-nos dos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural e da História Oral, entendendo a música, e das entrevistas como fontes históricas para obter informações de sujeitos da época, desde a sua produção à recepção. Para tanto, duas denominações religiosas foram selecionadas para pesquisa oral, a saber, uma pentecostal e outra batista, ambas com raízes tradicionais, porém com aportes musicais distintos. Além disso, foram feitas ponderações a partir de material fonográfico, entendendo que a música está muito além de sua letra. Portanto, suas especificidades são diferentes, mas, como um corpo pode ser escrutinado membro por membro, assim deve ser a música, com o objetivo de chegar à análise de um todo. |
Abstract: | This article discussed the prevailing gospel music scene in Brazil during the 1990s, pointing out the significant changes in Christian music. For this, we make use of the theoretical-methodological assumptions of Cultural History and Oral History, understanding music and interviews as historical sources to obtain information from subjects of the time, from its production to reception. For this purpose, two religious denominations were selected for oral research, namely a Pentecostal and a Baptist, both with traditional roots, but with different musical contributions. In addition, considerations were made from phonographic material, understanding that the music is far beyond its lyrics. Therefore, their specificities are different, but with a body a member can be scrutinized, so should the music, in order to arrive at an analysis of a whole. |
Palavras-chave: | História Cultural Música Gospel Protestantes Percepções Representações Cultural History Gospel music Perceptions Representations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | CAMPOS, Vanessa de Lima. “Quero te tocar com meu louvor”: Tons homônimos e suas representações entre os protestantes pentecostais e batistas do município de Canindé de São Francisco / SE. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9495 |
Data do documento: | 2-jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quero te tocar com meu louvor Tons homônimos e suas representações entre os protestantes pentecostais e batistas do município de Canindé de São Francisco SE.pdf | 524.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.