06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee2Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.creatorSantos, Dayane Izidoro-
dc.date.accessioned2022-08-05T15:32:04Z-
dc.date.available2022-08-05-
dc.date.available2022-08-05T15:32:04Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayane Izidoro. A equoterapia para crianças com necessidades educativas especiais: a experiência do Projeto Superação em Paulo Afonso – BA. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9493-
dc.description.abstractThe present work deals with hippotherapy, which is one of the animal-assisted therapies that has the horse as a mediator to develop the body and mind of children, adults and the elderly who have some type of disability or special need. Focusing on children, we seek answers to the following question: is animal-assisted therapy, as a therapeutic method, an effective practice to promote the development and quality of life of children with special educational needs? Thus, our study aims to analyze the contribution of hippotherapy to the cognitive and motor development of children with special needs, considering the experiences of an institution that offers this service. Therefore, we carried out a field research at the Superação Riding Therapy Center, which is part of the 20th Military Police Battalion in the municipality of Paulo Afonso-BA. To collect data, Cento's pedagogical coordinator, horse therapist and dog therapist answered a questionnaire. Data collection took place in February 2022. We rely on theoretical support mainly from the National Association of Riding Therapy (ANDE-BRASIL) and the authors Barbosa (2016), Fidler (2016), Malta (2003), Motti (2007) among others . The data are organized into three categories: 1) Hippotherapy: concept, organization and people served, 2) Relationship between horse, rider and rider and 3) Benefits and contributions of hippotherapy. In our research, we found that through hippotherapy, children improve their knowledge, in addition to helping with balance and motor coordination. When riding the horse, the little ones feel able to overcome their fears, traumas, difficulties and feel that they have their own voice and autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEquoterapiapt_BR
dc.subjectProjeto Superaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Afonso - Bahiapt_BR
dc.subjectHippotherapypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA equoterapia para crianças com necessidades educativas especiais: a experiência do Projeto Superação em Paulo Afonso – BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a equoterapia, que é uma das terapias assistidas por animais que tem como mediador o cavalo para desenvolver o corpo e a mente das crianças, adultos e idosos que apresentem algum tipo de deficiência ou necessidade especial. Com foco nas crianças, buscamos repostas para o seguinte questionamento: terapia assistida por animais, como método terapêutico, é uma prática eficaz para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças com necessidades educativas especiais? Dessa forma, nosso estudo tem como ojetivo analisar a contribuição da equoterapia para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com necessidades especiais, considerando as experiências de uma instituição que oferta esse serviço. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo no Centro de Equoterapia Superação, que está inserido no 20° Batalhão da Polícia Militar no município de Paulo Afonso-BA. Para coletar os dados o coordenador pedagógico, equoterapeuta e cinoterapeuta do Cento responderam a um questionário. A coleta de dados ocorreu em fevereiro de 2022. Contamos com o suporte teórico principalmente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) e nos autores Barbosa (2016), Fidler (2016), Malta (2003), Motti (2007) entre outros. Os dados estão organizados em três categorias: 1) Equoterapia: conceito, organização e pessoas atendidas, 2) Relação entre cavalo, praticante e o equitador e 3) Benefícios e contribuições da equoterapia. Em nossos estudos verificamos que por meio da equoterapia as crianças aprimoram seus conhecimentos, além de ajudar no equilíbrio e na coordenação motora. Ao montar no cavalo os pequenos se sentem capazes de superar seus medos, traumas, dificuldades e sentem que tem voz própria e autonomia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.