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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9426
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção de barreiras para a prática de atividade física dos discentes do curso de Educação Física na pandemia da Covid 19 |
Título(s) alternativo(s): | Perception of barriers to the practice of physical activity by students of the Physical Education course in the Covid 19 pandemic |
Autor(es): | Magalhães, Jefferson Teixeira Santos, Renato Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | Santos, Gerfeson Mendonça |
metadata.dc.contributor.referee1: | Toscano, José Jean de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de |
Resumo: | Diversos fatores podem afetar a prática de atividades físicas e a manutenção de um estilo de vida fisicamente ativo, sendo alguns desses fatores determinados por características demográficas, conhecimento, atitudes e crenças sobre as práticas, fatores ambientais e interpessoais, reconhecidos como barreiras para a prática de atividade física. No entanto, pouco se sabe ainda sobre a influência das barreiras para prática de atividade física em grupos historicamente mais fisicamente ativo em um cenário de pandemia. Objetivo: Analisar a associação entre o nível de atividade física e a percepção de barreiras para a prática de atividade física de discentes de educação física no período da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal que analisou uma amostra de 109 discentes do curso de educação física bacharelado (integral e noturno) de uma universidade de Alagoas. Foram coletadas informações sociodemográficas, nível de atividade física pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-longo) e as características de percepção de barreiras para prática de atividade física. A regressão logística binária (análise multivariada) foi utilizada para identificar a associação entre o nível de atividade física e as características de barreiras à prática. Resultados: Verificou-se que os discentes de educação física possuíam um alto nível de atividade física (92,7%; IC95%: 88,1 - 97,3) e de comportamento sedentário (68,2%; IC95%: 64,8 - 71,6) durante a pandemia. No entanto, houve uma percepção de diminuição do nível de prática de atividade física e aumento do tempo em comportamento sedentário em relação ao período anterior a pandemia. As barreiras mais frequentemente percebidas foram “uso de máscara ser desgastante para a prática de atividade física” (82,6%: IC95%:78,4 - 86,7); “medo de contaminação nas academias” (67,0%; IC95%: 63,6 - 70,3) e “falta de renda para contratar um personal trainner” (65,1 %; IC95%: 61,9 - 68,4). Na análise de regressão logística ajustada identificou que aqueles que perceberam ausência da barreira “Não ter familiares praticando atividade física” tinham 6 vezes mais chances de serem fisicamente ativos (OR = 6,4; IC95%: 1,1-37,3; p = 0,039) comparado àqueles que percebiam a presença dessa barreira. Conclusão: Conclui-se que apesar do alto nível de atividade física dos discentes de educação física, durante o período da pandemia houve uma diminuição na percepção de prática de atividade física e aumento do tempo em comportamento sedentário. Além disso, barreiras para a prática que eram relacionadas a renda e especificidades da doença na pandemia foram mais presentes. No entanto, apenas a barreira relacionada a prática de atividade física de familiares se mostrou importante para influenciar a prática de atividade física dos discentes. |
Abstract: | Several factors can affect the practice of physical activities and the maintenance of a physically active lifestyle, and some of these factors are determined by demographic characteristics, knowledge, attitudes and beliefs about practices, environmental and interpersonal factors, recognized as barriers to practice of physical activity. However, little is known about the influence of barriers to physical activity in historically more physically active groups in a pandemic scenario. Objective: To analyze the association between the level of physical activity and the perception of barriers to the practice of physical activity by physical education students during the COVID-19 pandemic. Methods: This is a cross-sectional observational study that analyzed a sample of 109 students of the bachelor's degree in physical education (fulltime and evening) at a university in Alagoas. Sociodemographic data, physical activity level, using the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) long version and barriers to physical activity were collected. Binary logistic regression (multivariate analysis) was used to identify the association between the level of physical activity and the variables of barriers to practice. Results: It was found that physical education students had a high level of physical activity (92.7%; 95%CI: 88.1 - 97.3) and sedentary behavior (68.2%; 95%CI: 64.8 - 71.6) during the pandemic. However, there was a perception of a decrease in the level of physical activity and an increase in time spent in sedentary behavior in relation to the period before the pandemic. The most frequently perceived barriers were “use of a mask being exhausting to practice physical activity” (82.6%: 95%CI: 78.4 - 86.7); “fear of contamination in gyms” (67.0%; 95%CI: 63.6 - 70.3) and “lack of income to hire a personal trainer” (65.1%; 95%CI: 61.9 - 68, 4). In the adjusted logistic regression analysis, it was identified that those who perceived the absence of the barrier “Not having family members practicing physical activity” were 6 times more likely to be physically active (OR = 6.4; 95%CI: 1.1-37.3; p. = 0.039) compared to those who perceived the presence of this barrier. Conclusion: It is concluded that despite the high level of physical activity of physical education students, during the period of the pandemic there was a decrease in the perception of physical activity practice and an increase in time in sedentary behavior. In addition, barriers to practice that were related to income and specificities of the disease in the pandemic were more present. However, only the barrier related to the practice of physical activity by family members proved to be important to influence the practice of physical activity of students. |
Palavras-chave: | Atividade motora - Fatores associados COVID-19 Discentes Educação Física - Estudantes Motor activity - Associated factors Students Physical Education - Students |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física |
Citação: | MAGALHÃES, Jefferson Teixeira ; SANTOS, Renato Rodrigues dos. Percepção de barreiras para a prática de atividade física dos discentes do curso de Educação Física na pandemia da COVID 19. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9426 |
Data do documento: | 27-abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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