00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9342
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jornal digital de sala de aula : reaproximando os alunos da comunidade local pelas práticas de letramento no PIBID/Letras-UFAL
Título(s) alternativo(s): The classroom digital newspaper: bringing students closer to the local community through literacy practices at PIBID/Letras-UFAL
Autor(es): Silva, Welita Maria da
Primeiro Orientador: Pereira, Andréa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Luiz Fernando
Resumo: Este estudo é fruto de um projeto desenvolvido no PIBID/UFAL Letras-Português, campus Maceió, entre os anos de 2018 e 2019. O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos projetos de extensão incentivados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa a relacionar o ensino superior com os ensinos básico e médio de escolas públicas, municipais ou estaduais. Está centrado na última fase do projeto, isto é, uma proposta de produção escrita na qual alunos da Escola Estadual Onélia Campelo produziram diferentes gêneros acerca de questões relativas à escola e à comunidade que resultaram na elaboração de um jornal digital. A partir de uma reflexão teórico-metodológica da perspectiva discursiva para o trabalho com a área do conhecimento das linguagens, que se encontram descritas e embasadas nos dois principais documentos nacionais que orientam o ensino formal no Brasil, PCNs (1998) e BNCC (2017, e da Etnografia Educacional para o trabalho no cotidiano de sala de aula, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo central, descrever e refletir sobre o processo de desenvolvimento de elaboração do jornal digital, cujo título é Jornélia News. Os resultados observados mostram a importância da orientação discursiva de ensino e as dificuldades de efetivá-la nas práticas da sala de aula, mesmo com a publicação dos documentos oficiais. Revelam ainda a importância de um ensino situado que considera a comunidade como parte do currículo da escola, buscando ressignificar a relação entre essas duas entidades.
Abstract: This monograph aims to present an analysis of the didactic proposal developed at PIBID/UFAL Letras-Português, Maceió campus. This study focuses on the last phase of the project, that is, a written production proposal in which students of the State School Onélia Campelo produced different genres about issues related to the school and the community that resulted in the creation of a digital newspaper. Counted as theoretical-methodological support the two main national documents that guide formal education in Brazil, PCNs (1998) e BNCC (2017), towards the discursive perspective for working with the area of knowledge of languages. It is intended, through my experience, to describe and reflect on the process of developing the digital newspaper, whose title is Jornélia News. The observed results show the importance of teaching discursive guidance and the difficulties of implementing it in classroom practices, even with the publication of official documents. They also show the importance of a local education that considers the community as part of the school’s curriculum in seeking to re-signify the relationship between those two entities.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Escrita
Letramentos
Etnografia - Educação
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Brazil)
Writing
Literacies
Ethnography - Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SILVA, Welita Maria da. O jornal digital de sala de aula: reaproximando os alunos da comunidade local pelas práticas de letramento no PIBID/Letras-UFAL. 2022. 40 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9342
Data do documento: 30-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.