00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.contributor.referee1Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.creatorSilva, Welita Maria da-
dc.date.accessioned2022-07-06T21:12:42Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-06T21:12:42Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Welita Maria da. O jornal digital de sala de aula: reaproximando os alunos da comunidade local pelas práticas de letramento no PIBID/Letras-UFAL. 2022. 40 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9342-
dc.description.abstractThis monograph aims to present an analysis of the didactic proposal developed at PIBID/UFAL Letras-Português, Maceió campus. This study focuses on the last phase of the project, that is, a written production proposal in which students of the State School Onélia Campelo produced different genres about issues related to the school and the community that resulted in the creation of a digital newspaper. Counted as theoretical-methodological support the two main national documents that guide formal education in Brazil, PCNs (1998) e BNCC (2017), towards the discursive perspective for working with the area of knowledge of languages. It is intended, through my experience, to describe and reflect on the process of developing the digital newspaper, whose title is Jornélia News. The observed results show the importance of teaching discursive guidance and the difficulties of implementing it in classroom practices, even with the publication of official documents. They also show the importance of a local education that considers the community as part of the school’s curriculum in seeking to re-signify the relationship between those two entities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectEtnografia - Educaçãopt_BR
dc.subjectInstitutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Brazil)pt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLiteraciespt_BR
dc.subjectEthnography - Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO jornal digital de sala de aula : reaproximando os alunos da comunidade local pelas práticas de letramento no PIBID/Letras-UFALpt_BR
dc.title.alternativeThe classroom digital newspaper: bringing students closer to the local community through literacy practices at PIBID/Letras-UFALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo é fruto de um projeto desenvolvido no PIBID/UFAL Letras-Português, campus Maceió, entre os anos de 2018 e 2019. O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos projetos de extensão incentivados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa a relacionar o ensino superior com os ensinos básico e médio de escolas públicas, municipais ou estaduais. Está centrado na última fase do projeto, isto é, uma proposta de produção escrita na qual alunos da Escola Estadual Onélia Campelo produziram diferentes gêneros acerca de questões relativas à escola e à comunidade que resultaram na elaboração de um jornal digital. A partir de uma reflexão teórico-metodológica da perspectiva discursiva para o trabalho com a área do conhecimento das linguagens, que se encontram descritas e embasadas nos dois principais documentos nacionais que orientam o ensino formal no Brasil, PCNs (1998) e BNCC (2017, e da Etnografia Educacional para o trabalho no cotidiano de sala de aula, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo central, descrever e refletir sobre o processo de desenvolvimento de elaboração do jornal digital, cujo título é Jornélia News. Os resultados observados mostram a importância da orientação discursiva de ensino e as dificuldades de efetivá-la nas práticas da sala de aula, mesmo com a publicação dos documentos oficiais. Revelam ainda a importância de um ensino situado que considera a comunidade como parte do currículo da escola, buscando ressignificar a relação entre essas duas entidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.