00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Tipo: Dissertação
Título: Memórias de praças do bairro da Ponta Grossa – Maceió/AL: o discurso populista transformado em arquitetura na “Cidade Sorriso” do prefeito Sandoval Cajú (1961-1964)
Título(s) alternativo(s): Memories of squares in the Ponta Grossa neighborhood – Maceió/AL: the popular discourse transformed into architecture in Mayor Sandoval Cajú’s “Cidade Sorriso” (1961 – 1964)
Autor(es): Gomes, Henrique Eugênio de Carvalho
Primeiro Orientador: Ferrare, Josemary Omena Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Juliana Michaello Macêdo
metadata.dc.contributor.referee3: Fonseca, Débora de Barros Cavalcanti
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo produzir reflexões sobre os impactos e as relações desenvolvidas entre moradores do bairro da Ponta Grossa, situado na cidade de Maceió, e o tratamento aformoseador “modernista” que este recebeu nos primeiros anos da década de 1960 através do processo de renovação urbana empreendida pelo prefeito Sandoval Cajú que entregou ao bairro praças e equipamentos públicos no período de sua gestão (de 1961 a 1964), redefinindo a configuração morfológica da paisagem deste local e imprimindo novos significados e conformações estéticas ao bairro. Definidos como prioridades da atuação do político, esses logradouros foram compromissos enfatizados no discurso populista de sua campanha que se propunha a transformar Maceió em "Cidade Sorriso", slogan que adotou para a sua gestão administrativa e o fez imprimir em muitos dos equipamentos urbanos construídos, “batizando” espaços públicos com essa marca sintetizada em um “S” que, embora sabidamente correlacionado à inicial do seu próprio nome, passou a corresponder a uma insigne de modernização posta em bancos e canteiros de praças, chafarizes, abrigos para paradas de ônibus, etc. As discussões aqui apresentadas procuram examinar esses logradouros entendendo tais expressões arquitetônicas provindas do discurso populista do político, como representantes dos anseios de modernidade dos moradores da Ponta Grossa na época, enquanto promotoras de apropriações cotidianas, relacionando-as com as memórias destes sujeitos anônimos valorizando pluralidades como expressões da memória coletiva, ligadas a historicidades e temporalidades. Entende-se ser importante a discussão desse momento histórico relevante para a constituição do “sentimento de modernidade” de um dos bairros de Maceió e a expressividade simbológica deste ideário de concepção “Modernista Popular”, com vistas a verificação das dinâmicas dos processos de confrontação ocorridos entre as praças, o bairro, seus moradores, desvelando os prováveis motivos que as relegaram ao silêncio, visto que muito pouco ainda hoje existe desse acervo de linguagem particular e representativa.
Abstract: The ensuing dissertation seeks to produce analysis about the impacts and connections developed between the residents of Ponta Grossa district, located in Maceió, and the modern embellished transformation that took place in the area in the beginning of the 1960’s through the urban renovation process implemented by mayor Sandoval Cajú who introduced squares and public equipments in the area during his governance (from 1960 to 1964), in that way redefining the morphological characteristics of the area and establishing new meanings and na aesthetic shape for the region. The politician chose this place as his priority. It was he who highlighted during his campaign that he will transform the city into a “Cidade Sorriso” – a City of Smiles-, slogan used during his time as mayor and that was also imprinted around the newly built areas and equipments in the shape of the letter “S” which, wisely correlated to his own initial, would be seen as a sign of modernization found on benches and flowerbeds located in squares, water fountains, bus stops and more. The following discussions aim to examine these places, considering the architectural expressions as representative of the yearnings for modernization from the inhabitants of Ponta Grossa at that time since they were the occupants of the area on a daily basis and represented a common wish connecting the places to the memories from these unnamed individuals taking into consideration their diversity as a collective expression. This is considered an importante discussion in this moment in time due to the building of a “feeling of modernity” from one of the districts of Maceió and the symbologic expression of the idea of “Popular Modernism” conception with the purpose of verifying the dynamics of the confrontation processes that occurred between squares, the district itself and its residentes, uncovering the probable motives that relegated them to silence since today very little of that collection, both in particular and representative language, remains.
Palavras-chave: Maceió (AL). Prefeito (1961-1964: Sandoval Cajú)
Praças - Maceió (AL)
Arquitetura moderna
Arquitetura popular
Maceio (AL). Mayor (1961-1964: Sandoval Cajú)
Squares - Maceió (AL)
Modern architecture
Popular architecture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: GOMES, Henrique Eugênio de Carvalho. Memórias de praças do bairro da Ponta Grossa – Maceió/AL: o discurso populista transformado em arquitetura na “Cidade Sorriso” do prefeito Sandoval Cajú (1961-1964). 2022. 343 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9184
Data do documento: 5-ago-2021
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