00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9105
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência do marketing em bibliotecas universitárias de faculdades particulares: um estudo na Biblioteca Central do Cesmac
Autor(es): Barbosa, Hannah Thais Vasconcelos
Primeiro Orientador: Lenzi, Lívia Aparecida Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Clarice Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Nelma Camelo de
Resumo: O marketing é uma importante ferramenta para divulgação dos serviços de uma Biblioteca. Objetivando analisar as estratégicas de marketing na rede de Bibliotecas do CESMAC. Identificar as estrátegias e mapear o processo de markeing utilizado para atrair os usuários na rede da Biblioteca supracitada. Essa pesquisa é de cunho exploratório e qualitativo, a qual a coleta de dados foi aplicado um questionário com a gestão e os usuários que frequentam a unidade de informação. Ao analisar os resultados, evidenciou-se que a Biblioteca do CESMAC se mostrou disposta a educar seus usuários. Em suma, a pesquisa atenta que a Biblioteca necessita implantar estratégias de marketing um ambiente de ensino e aprendizado vinculado a informação.
Abstract: Marketing is an important tool for publicizing the services of a Library. Aiming to analyze the marketing strategies in the CESMAC Libraries network. Identify the strategies and map the marketing process used to attract users to the aforementioned Library network. This research is exploratory and qualitative, to which data collection was applied a questionnaire with the management and users who attend the information unit. When analyzing the results, it became evident that the CESMAC Library was willing to educate its users. In short, the research shows that the Library needs to implement marketing strategies in a teaching and learning environment linked to information.
Palavras-chave: Marketing em bibliotecas
Estratégias de marketing
Influência do marketing
Bibliotecas universitárias
Marketing in libraries
Marketing strategies
Influence of Marketing
University libraries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia
Citação: BARBOSA, Hannah Thais Vasconcelos. A influência do marketing em bibliotecas universitárias de faculdades particulares: um estudo na Biblioteca Central do Cesmac. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9105
Data do documento: 4-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.