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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9076
Tipo: | Dissertação |
Título: | Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano |
Autor(es): | Silva, Luciene Amaral da |
Primeiro Orientador: | Santos, Inalda Maria dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Prado, Edna Cristina do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar quais os motivos que levaram três escolas da 6a Coordenadoria Regional de Educação pertencente à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas a passarem pela indicação de professores para o provimento da função de gestor escolar dentro de um processo de gestão democrática implantado na rede pública estadual de ensino desde 1999. O recorte temporal em que se baseou a pesquisa foi a eleição para gestor escolar no ano de 2013, ou seja, o último processo para eleição de gestor escolar no estado de Alagoas. A dissertação faz um levantamento da eleição na rede estadual nesse período para perceber se o fenômeno da indicação era local, apenas nas escolas do sertão alagoano ou se tinha repercussão em nível de estado. A pesquisa buscou também através dos discursos dos sujeitos os motivos que levaram a desistência dos professores, segmento apto pela legislação, a não se candidatar à função de gestor escolar, levando as escolas a passarem pelo processo de indicação. Usou-se o método quantitativo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados e a utilização do referencial teórico da Análise do Discurso de corrente francesa que tem como fundador Michel Pêcheux para análise e tratamento dos dados. Partindo do entendimento de que a gestão democrática é um processo de participação consciente dos sujeitos para que a democracia seja de fato exercitada em âmbito escolar, a dissertação buscou em diversos autores como Paro, (2001; 2003; 2005; 2007); Dourado, (1990; 1998); Hora, (2006); Lück, (2005; 2010); Araújo, (2007), Cruz Neto (2013; 2014), Silva Júnior (2002), Neves (2005), Bordignon e Gracindo (2006) dentre outros, contextualizar a gestão democrática dentro do processo de redemocratização do país e apontar elementos como interesses pessoais, legislação defasada, más condições de trabalho dos professores da rede estadual de educação, para compreensão do fenômeno da indicação que acontece no estado de Alagoas. |
Abstract: | This thesis aims to analyze the reasons which three schools of the 6th Regional Coordination of Education belonging to the State Secretariat for Alagoas Education to spend the teachers indication for the provision of school manager function within an implanted democratic management process the state public school system since 1999. The time frame in which it based the research was the election for school manager in 2013, ie the last process for school manager of election in the state of Alagoas. The thesis makes a survey of election in the state system during this period to see if the phenomenon of statement was spot just in the schools of Alagoas hinterland or had repercussions at state level. The survey also sought through the subjects' discourse the motives for the withdrawal of teachers, segment fit the law, not to apply for school manager function, leading schools to go through the nomination process. It used the qualitative quantitative method with semi-structured interviews as a data collection tool and using the theoretical framework of the French current discourse analysis whose founder Pêcheux for analysis and processing of data. Based on the understanding that the democratic management is a process of conscious participation of the subjects to which democracy is actually exercised in the school environment, the dissertation sought in several authors as Paro (2001; 2003; 2005; 2007); Gold (1990; 1998); Time (1994); Lück (2005; 2010); Araújo (2007), Cruz Neto (2013; 2014), Silva Junior (2002), Neves (2005), Bordignon and Gracindo (2006) among others, contextualize the democratic management within the country's democratization process and point out elements for understanding the phenomenon of indication what. |
Palavras-chave: | Política Educacional Eleição de Gestor Gestão Democrática Educational Policy Manager election Democratic management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Luciene Amaral da. Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9076 |
Data do documento: | 4-nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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