00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Artigos publicados em periódicos - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: O apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Título(s) alternativo(s): The elimination of educational inequalities in the BNCC Speech (Common National Curriculum Base)
Autor(es): Batista, Jaciele Nunes
Primeiro Orientador: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee1: Domingues, Andrea Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Belmira Rita da Costa
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode ser compreendida como uma política linguística de estado cujo objetivo é estabelecer as diretrizes, os fundamentos e as competências da educação brasileira. Trata-se, pois, de um arquivo oficial que regula as atividades educacionais e o acesso ao conhecimento no país. Diante dessas condições de produção, este estudo busca compreender o processo de produção de sentidos que é posto em funcionamento do discurso da Base Nacional Comum Curricular. Inscrita na perspectiva da História das Ideias Linguísticas, especialmente, nos trabalhos de Auroux (1992), Guimarães (2005) e Orlandi (2001), em diálogo com a Análise de Discurso, sobretudo, nas obras de Pêcheux (1969) e Orlandi (2002, 2012), esta pesquisa analisa o modo como o discurso da BNCC produz como efeito de sentidos o apagamento das desigualdades educacionais do país. A partir das análises, foi possível observar que no discurso da BNCC há um apagamento da diversidade linguística brasileira ao enfatizar a ideologia de uma língua única, e um apagamento das desigualdades educacionais considerando as condições de produção, as relações de força, a luta de classes a partir de interesses que se diferem e se distanciam. Um novo documento que romantiza a Educação e naturaliza as desigualdades educacionais, apagando-as, silenciando-as.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) can be understood as a state linguistic policy whose objective is to establish the guidelines, foundations and competences of Brazilian education. It is, therefore, an official archive that regulates educational activities and access to knowledge in the country. Given these production conditions, this study seeks to understand the process of production of meanings that is put into operation in the discourse of the National Common Curricular Base. Inscribed in the perspective of the History of Linguistic Ideas, especially in the works of Auroux (1992), Guimarães (2005) and Orlandi (2001), in dialogue with Discourse Analysis, especially in the works of Pêcheux (1969) and Orlandi (2002). , 2012), this research analyzes the way in which the BNCC discourse produces the erasure of educational inequalities in the country as an effect of meanings. From the analyses, it was possible to observe that in the BNCC discourse there is an erasure of Brazilian linguistic diversity by emphasizing the ideology of a single language, and an erasure of educational inequalities considering the conditions of production, the relations of force, the class struggle from interests that differ and distance themselves. A new document that romanticizes Education and naturalizes educational inequalities, erasing them, silencing them.
Palavras-chave: Ciências da Linguagem
Análise de discurso
História das ideias linguísticas
Base Nacional Comum Curricular
Políticas linguísticas
Language Sciences
Discourse analysis
History of linguistic ideas
Common National Curriculum Base
Language policies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: BATISTA, Jaciele Nunes. O apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9021
Data do documento: 31-jan-2022
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