00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8966
Tipo: Dissertação
Título: Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido
Autor(es): Nunes, Bárbara Maria Santiago
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes Neta, Natercia de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Mota, Maria Danielle Araújo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da elaboração e resolução de problemas matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático por meio da sala de aula invertida com estudantes do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem caráter qualitativo fundamentada nos estudos Creswell (2010), com abordagem de pesquisa ação intervenção descrita por Teixeira e Neto (2017) que foi desenvolvidaem uma escola particular de Maceió/AL, com vinte estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental anos finais. Para a coleta de dados, foi utilizada de observação da pesquisadora conjugada com outras técnicas de pesquisa, como a aplicação de questionários comcaráter avaliativo e discussão em grupo. A análise de dados foi feita de forma sistemática a partir da descrição dos resultados. Os principais resultados apontaram que a sequência didática proporcionouo desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático dos estudantes, estimulando-os a participar ativamente da construção do conhecimento desenvolvendo a autonomia, a criatividade e a organização do pensamento matemático. Como produto educacional, elaboramos uma sequência didática que aborda uma forma de utilizar a sala de aula invertida através da elaboração e resolução de probelas com associação lógica. Espera-se contribuir para o fortalecimento da prática significativa em sala de aula por parte dos professores de matemática, com atividades que estimulem ao estudaante utilizar a criatividade e o Raciocínio Lógico Matemático.
Abstract: This research aims to investigate the contributions of the elaboration and resolution of mathematical problems in the development of mathematical logical reasoning through the inverted classroom with elementary school students. This research has a qualitative character based on the Creswell studies (2010), with an intervention research approach described by Teixeira and Neto (2017) that was developed in a private school in Maceió/AL, with twenty students from the 6th year of Elementary School final years. For data collection, the researcher's observation was used in conjunction with other research techniques, such as the application of evaluative questionnaires and group discussion. Data analysis was carried out systematically from the description of the results. The main results showed that the didactic sequence provided the development of the participants' Mathematical Logical Reasoning, encouraging them to actively participate in the construction of knowledge, developing autonomy, creativity and the organization of mathematical thinking. As an educational product, we developed a didactic sequence that addresses a way of using the flipped classroom through the elaboration and resolution of logical association probes. It is expected to contribute to the strengthening of meaningful practice in the classroom by mathematics teachers, with activities that encourage the student to use creativity and Mathematical Logical Reasoning.
Palavras-chave: Elaboração de problemas
Associações lógicas
Resolução de problemas
Sala de aula invertida
Raciocínio lógico
Problem elaboration
Logical associations
Logical reasoning
Problem solving
Flipped classroom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: NUNES, Bárbara Maria Santiago. Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8966
Data do documento: 23-fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.