00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8961
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição das mulheres para a física moderna: uma proposta de material de apoio para docentes do Ensino básico
Autor(es): Seixas, Maria Cristinne Pereira
Primeiro Orientador: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Maria Socorro Seixas
metadata.dc.contributor.referee2: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
metadata.dc.contributor.referee3: Goncalves, Maria das Gracas Leopardi
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade principal a de apresentar e discutir os principais obstáculos que dificultam a inserção e a consideração dos trabalhos de mulheres cientistas, tanto no contexto social, quanto no contexto educacional. O presente trabalho traz como produto educacional um material de apoio para docentes do Ensino Básico que aborde as principais contribuições das mulheres para a física moderna de uma forma contextualizada. Este trabalho traz ainda o conceito do que é ciência, quais foram as contribuições feministas, a importância da representatividade, bem como o que alguns professores de física do Ensino Médio pensam sobre a inserção desse tipo de material; as respostas obtidas foram consideradas à luz da análise de conteúdo. A utilização do correspondente produto educacional em sala de aula tem como objetivo o de auxiliar os professores a ensejar a discussão das histórias de vida dessas mulheres cientistas, como as principais contribuições que elas deram para a física moderna e tornadas compreensíveis no âmbito do ensino básico, junto com atividades complementares, tentando assim contribuir pelo menos um pouco, para essa dívida histórica que temos com as grandes cientistas.
Abstract: The main objective of this work is to present and discuss the main objectives that hinder the insertion and consideration of the work of women scientists, both in the social context and in the educational context. Therefore, this work brings as an educational product a support material for basic education teachers that addresses the main contributions of women to modern physics in a contextualized way. This work also brings the concept of what science is, what were the feminist contributions, the importance of representation, and also what some high school physics teachers think about the insertion of this type of material, the answers were based on the analysis of content. The use of this educational product in the classroom aims to help teachers to provide a discussion of the life stories of these women scientists, as their main contributions to modern physics in basic education, along with complementary activities, thus trying to contribute at least a little to this historical debt we have with the great scientists.
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Física moderna – Mulheres
Protagonismo feminino
Physics - Study and teaching
Modern physics - Women
Female protagonism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física
Citação: SEIXAS, Maria Cristinne Pereira. A contribuição das mulheres para a física moderna: uma proposta de material de apoio para docentes do Ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino em Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8961
Data do documento: 26-ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.