00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee3Goncalves, Maria das Gracas Leopardi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7151373247056041pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6770048050670228pt_BR
dc.creatorSeixas, Maria Cristinne Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0778546975018779pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T18:48:08Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-02T18:48:08Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationSEIXAS, Maria Cristinne Pereira. A contribuição das mulheres para a física moderna: uma proposta de material de apoio para docentes do Ensino básico. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino em Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8961-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to present and discuss the main objectives that hinder the insertion and consideration of the work of women scientists, both in the social context and in the educational context. Therefore, this work brings as an educational product a support material for basic education teachers that addresses the main contributions of women to modern physics in a contextualized way. This work also brings the concept of what science is, what were the feminist contributions, the importance of representation, and also what some high school physics teachers think about the insertion of this type of material, the answers were based on the analysis of content. The use of this educational product in the classroom aims to help teachers to provide a discussion of the life stories of these women scientists, as their main contributions to modern physics in basic education, along with complementary activities, thus trying to contribute at least a little to this historical debt we have with the great scientists.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica moderna – Mulherespt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectModern physics - Womenpt_BR
dc.subjectFemale protagonismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleA contribuição das mulheres para a física moderna: uma proposta de material de apoio para docentes do Ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade principal a de apresentar e discutir os principais obstáculos que dificultam a inserção e a consideração dos trabalhos de mulheres cientistas, tanto no contexto social, quanto no contexto educacional. O presente trabalho traz como produto educacional um material de apoio para docentes do Ensino Básico que aborde as principais contribuições das mulheres para a física moderna de uma forma contextualizada. Este trabalho traz ainda o conceito do que é ciência, quais foram as contribuições feministas, a importância da representatividade, bem como o que alguns professores de física do Ensino Médio pensam sobre a inserção desse tipo de material; as respostas obtidas foram consideradas à luz da análise de conteúdo. A utilização do correspondente produto educacional em sala de aula tem como objetivo o de auxiliar os professores a ensejar a discussão das histórias de vida dessas mulheres cientistas, como as principais contribuições que elas deram para a física moderna e tornadas compreensíveis no âmbito do ensino básico, junto com atividades complementares, tentando assim contribuir pelo menos um pouco, para essa dívida histórica que temos com as grandes cientistas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.