00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Artigos publicados em periódicos - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8946
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Visual Narrative for Education and Learning: scientific and technological prospecting study
Autor(es): Soletti, Ana Luísa Carvalho
Carvalho, Sandra Helena Vieira de
Uchôa, Sílvia Beatriz Beger
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica e patentária referente ao uso da narrativa visual aplicada ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, de forma a se obter resultados aprofundados e abrangentes. Foram utilizadas as plataformas Scopus e Web of Science para o levantamento bibliográfico. Para o levantamento patentário, a busca foi realizada nas bases Orbit®, Esp@cenet e INPI. A pesquisa mostrou que a abordagem da narrativa visual aplicada à educação vem ganhando espaço na área acadêmica, com diversos estudos que abrangem seu entendimento como ferramenta inovadora, adotando diferentes mídias e tecnologias. Essa abordagem facilita a compreensão e acessibilidade de diversos assuntos, em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser aplicada a diferentes públicos, sendo também um possível canal de inclusão de indivíduos com diferentes tipos de limitações.
Abstract: This work presents a bibliographic and patent review regarding the use of visual narrative applied to teaching and learning. The research is qualitative and quantitative, aiming to obtain in-depth and comprehensive results. Scopus and Web of Science platforms were used for the bibliographic research. For the patent review, the search was carried out on the Orbit®, Esp@cenet and INPI databases. The research showed that the visual narrative approach, applied to education, has been gaining ground in the academic field, with several studies that cover its understanding as an innovative tool, adopting different media and technologies. This approach facilitates the understanding and accessibility of various subjects, in different areas of knowledge, and can be applied to different audiences, being also a possible channel for the inclusion of individuals with different types of limitations.
Palavras-chave: Narrativa Visual
Educação
Aprendizagem
Visual Narrative
Education
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: SOLETTI, Ana Luísa Carvalho; CARVALHO, Sandra Helena Vieira de; UCHÔA, Sílvia Beatriz Beger. Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológica. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 15, n. 1, p. 144-160, 01 jan. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/46180.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46180
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8946
Data do documento: 1-mar-2022
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem estudo de prospecção científica e tecnológica.pdf484.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.