Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8946
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológica |
Título(s) alternativo(s): | Visual Narrative for Education and Learning: scientific and technological prospecting study |
Autor(es): | Soletti, Ana Luísa Carvalho Carvalho, Sandra Helena Vieira de Uchôa, Sílvia Beatriz Beger |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica e patentária referente ao uso da narrativa visual aplicada ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, de forma a se obter resultados aprofundados e abrangentes. Foram utilizadas as plataformas Scopus e Web of Science para o levantamento bibliográfico. Para o levantamento patentário, a busca foi realizada nas bases Orbit®, Esp@cenet e INPI. A pesquisa mostrou que a abordagem da narrativa visual aplicada à educação vem ganhando espaço na área acadêmica, com diversos estudos que abrangem seu entendimento como ferramenta inovadora, adotando diferentes mídias e tecnologias. Essa abordagem facilita a compreensão e acessibilidade de diversos assuntos, em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser aplicada a diferentes públicos, sendo também um possível canal de inclusão de indivíduos com diferentes tipos de limitações. |
Abstract: | This work presents a bibliographic and patent review regarding the use of visual narrative applied to teaching and learning. The research is qualitative and quantitative, aiming to obtain in-depth and comprehensive results. Scopus and Web of Science platforms were used for the bibliographic research. For the patent review, the search was carried out on the Orbit®, Esp@cenet and INPI databases. The research showed that the visual narrative approach, applied to education, has been gaining ground in the academic field, with several studies that cover its understanding as an innovative tool, adopting different media and technologies. This approach facilitates the understanding and accessibility of various subjects, in different areas of knowledge, and can be applied to different audiences, being also a possible channel for the inclusion of individuals with different types of limitations. |
Palavras-chave: | Narrativa Visual Educação Aprendizagem Visual Narrative Education Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
Citação: | SOLETTI, Ana Luísa Carvalho; CARVALHO, Sandra Helena Vieira de; UCHÔA, Sílvia Beatriz Beger. Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológica. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 15, n. 1, p. 144-160, 01 jan. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/46180. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46180 |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8946 |
Data do documento: | 1-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem estudo de prospecção científica e tecnológica.pdf | 484.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.