06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8926
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Na creche também se aprende: a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças
Autor(es): Santos, Laíse do Nascimento
Santos, Mayany Gonçalves Bezerra dos
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee2: Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo
Resumo: O brincar se constitui como uma ferramenta de extrema importância para a aprendizagem das crianças em todos os âmbitos educacionais, seja formal ou informal, uma vez que a educação não se dá apenas em instituições escolares. O arcabouço teórico foi composto por Ariès (1986), Kishimoto (2010, 2017), Didonet, (2001), Andrade (2010), Silva (2011) e legislação nacional, tal como Brasil (1996, 1998, 2010) entre outros. Neste sentido, buscamos responder ao seguinte questionamento: qual a importância do brincar para as crianças segundo os docentes da creche? Com base nesta problemática temos como objetivo analisar a perspectiva de docentes da Educação Infantil sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças na creche. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, configurado como estudo de caso, onde o campo de investigação foi uma creche municipal localizada na cidade de Pariconha-Alagoas. Foram participantes da pesquisa três educadoras que atuam na referida instituição, que foram submetidas a uma entrevista estruturada. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2019. Os dados obtidos permitiram a elaboração de três categorias de análises, a saber: 1) O brincar e o desenvolvimento infantil; 2) O espaço do brincar no planejamento escolar e 3) O brincar na percepção da família. Assim, foi possível investigar como as professoras consideram o brincar na creche, qual a consideração das mesmas sobre sua importância na vida das crianças no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Colhemos informações sobre a maneira como se dá o planejamento da prática educacional e identificarmos, na visão das professoras, como pais e/ou familiares das crianças veem a creche e o brincar. Dessa maneira, espera-se que tais investigações sinalizem novas formas de se trabalhar, entender e fomentar o debate acerca do brincar na educação infantil, especificamente na creche.
Abstract: This research sought to understand the teaching knowledge about playing in day care. Playing is an extremely important tool for children's learning in all educational environments, whether formal or informal, since education does not only take place in school institutions. The theoretical framework was composed by Ariès, (1986), kishimoto, (2010), Didonet, (2001), Andrade, (2010), Brazil, (1996), Brazil, (1998), among others. In this sense, we try to answer the following question: What is the importance of playing for children according to daycare teachers? Based on this problem, we seek to carry out a brief historical course on day care in Brazilian education until it became part of formal education; highlight the importance of playing for the integral development of the child; understand the perception of three educators from the daycare where the research was carried out. This is a qualitative study, configured in a case study, where the field of investigation was a municipal day care center, located in the city of Pariconha- Alagoas, being three educators subjects of the research. As a data collection instrument, a structured interview was used, which was carried out in December 2019. The data obtained allowed the elaboration and analysis of 3 categories: Playing in child development; the space of playing in school planning and playing in the family's perception. Thus, it was possible to investigate how the teachers consider playing in day care; what is their consideration of their importance in children's lives with regard to their development; how the planning of educational practice takes place; as well as identifying, in the teachers' view, how parents and/or children's family members see daycare and play. In this way, it is expected that such investigations signal new ways of working, understanding and fostering the debate about playing in early childhood education, specifically in day care centers.
Palavras-chave: Educação infantil
Prática docente
Brincadeiras
Brincar
Creche
Early childhood education
Nursery
To play
Kid
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Laíse do Nascimento; SANTOS, Mayany Gonçalves Bezerra dos. Na creche também se aprende: a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8926
Data do documento: 25-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Na creche também se aprende a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.