06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Bezerra da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800604694374698pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Gercinaldo de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0985751327253656pt_BR
dc.creatorVentura, Alessandra-
dc.creatorVentura, Isnayane-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:34:44Z-
dc.date.available2022-04-19-
dc.date.available2022-04-19T11:34:44Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationVENTURA, Alessandra; VENTURA, Isnayane. Educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre os desafios do ensino. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8893-
dc.description.abstractThe present work addresses the difficulties encountered by the teaching staff and by students in the modality of Education for Young and Adults at the Nossa Senhora da Saúde Municipal Scholl in the city off Piranhas Alagoas, therefore, it si a careful analysis a round a positive literacy Where barriers are found, highlighting the desires and challenges of these subjects in the consolidation of teaching and the search for learning after the ideal age. The approach used in the research was qualitative, and as a research instrument, reflections from influential names such as Freire (1987; 1979; 1991; 1996), Arroyo (2001), Di Pierro (2000; 2001), Fávero (2009), Paiva (2005) using a basic questionnaire that investigates the precariousness of teaching. It is known that the program of this modality serves as a very important educational foundation for the social context, inserting individuals into society in a broad way, as it represents a source of inclusion for such people by rebuilding opportunities, taking into account the various factors in society that affect them. led them to abandon their studies, but making them return to school. These subjects seek the education of young people and adults to complete what had been left behind, with the clear objective of being inserted in society through education, due to its importance in social inclusion and reality. The research was based on bibliographic studies, field research, and case study, with a qualitative approach, having as instruments the observation with teachers and students from the Municipality of Piranhas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos – EJApt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAnálise socialpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectPiranhas – Alagoas.pt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectteacher trainingpt_BR
dc.subjectEducation of Youth and Adultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: uma reflexão sobre os desafios do ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pela equipe docente e por alunos na modalidade de Educação para Jovens e Adultos na Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde na cidade de Piranhas Alagoas, portanto, trata-se de uma análise criteriosa em torno de uma alfabetização positiva onde se encontram barreiras, destacando-se os anseios e desafios desses sujeitos na consolidação do ensino e busca por aprendizado após a idade ideal. A abordagem utilizada na pesquisa foi de ordem qualitativa, e como instrumento de pesquisa foi trabalhado reflexões de nomes influentes como Freire (1987; 1979; 1991; 1996), Arroyo (2001), Di Pierro (2000; 2001), Fávero (2009), Paiva (2005) lançando mão de um questionário básico onde se investiga a precarização do ensino. É sabido que o programa dessa modalidade serve como fundamento educacional muito importante para o contexto social, inserindo os indivíduos na sociedade de forma ampla, pois representa uma fonte de inclusão para tais pessoas ao reconstruir oportunidades, levando em conta os diversos fatores na sociedade que os levaram a abandonar seus estudos, mas fazendo-os retornar à escola. Esses sujeitos buscam a educação de jovens e adultos para concluírem o que tinha ficado para trás, com o objetivo claro sob a busca de ser inserido na sociedade através da educação, pela sua importância na inclusão social e realidade. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos, em pesquisa de campo, e estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a observação com professores e alunos do Município de Piranhas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação de Jovens e Adultos uma reflexão sobre os desafios do ensino.pdf953.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.