Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barbalho, José Ivamilson Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5624008859123566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, José Bezerra da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2800604694374698 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Gercinaldo de Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0985751327253656 | pt_BR |
dc.creator | Ventura, Alessandra | - |
dc.creator | Ventura, Isnayane | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:34:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19 | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:34:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | VENTURA, Alessandra; VENTURA, Isnayane. Educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre os desafios do ensino. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8893 | - |
dc.description.abstract | The present work addresses the difficulties encountered by the teaching staff and by students in the modality of Education for Young and Adults at the Nossa Senhora da Saúde Municipal Scholl in the city off Piranhas Alagoas, therefore, it si a careful analysis a round a positive literacy Where barriers are found, highlighting the desires and challenges of these subjects in the consolidation of teaching and the search for learning after the ideal age. The approach used in the research was qualitative, and as a research instrument, reflections from influential names such as Freire (1987; 1979; 1991; 1996), Arroyo (2001), Di Pierro (2000; 2001), Fávero (2009), Paiva (2005) using a basic questionnaire that investigates the precariousness of teaching. It is known that the program of this modality serves as a very important educational foundation for the social context, inserting individuals into society in a broad way, as it represents a source of inclusion for such people by rebuilding opportunities, taking into account the various factors in society that affect them. led them to abandon their studies, but making them return to school. These subjects seek the education of young people and adults to complete what had been left behind, with the clear objective of being inserted in society through education, due to its importance in social inclusion and reality. The research was based on bibliographic studies, field research, and case study, with a qualitative approach, having as instruments the observation with teachers and students from the Municipality of Piranhas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos – EJA | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Análise social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Piranhas – Alagoas. | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Social inclusion | pt_BR |
dc.subject | School dropout | pt_BR |
dc.subject | teacher training | pt_BR |
dc.subject | Education of Youth and Adults | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre os desafios do ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pela equipe docente e por alunos na modalidade de Educação para Jovens e Adultos na Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde na cidade de Piranhas Alagoas, portanto, trata-se de uma análise criteriosa em torno de uma alfabetização positiva onde se encontram barreiras, destacando-se os anseios e desafios desses sujeitos na consolidação do ensino e busca por aprendizado após a idade ideal. A abordagem utilizada na pesquisa foi de ordem qualitativa, e como instrumento de pesquisa foi trabalhado reflexões de nomes influentes como Freire (1987; 1979; 1991; 1996), Arroyo (2001), Di Pierro (2000; 2001), Fávero (2009), Paiva (2005) lançando mão de um questionário básico onde se investiga a precarização do ensino. É sabido que o programa dessa modalidade serve como fundamento educacional muito importante para o contexto social, inserindo os indivíduos na sociedade de forma ampla, pois representa uma fonte de inclusão para tais pessoas ao reconstruir oportunidades, levando em conta os diversos fatores na sociedade que os levaram a abandonar seus estudos, mas fazendo-os retornar à escola. Esses sujeitos buscam a educação de jovens e adultos para concluírem o que tinha ficado para trás, com o objetivo claro sob a busca de ser inserido na sociedade através da educação, pela sua importância na inclusão social e realidade. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos, em pesquisa de campo, e estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a observação com professores e alunos do Município de Piranhas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos uma reflexão sobre os desafios do ensino.pdf | 953.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.