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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8886
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | “Educação rural” e “educação do campo”: sentidos em movimento |
Autor(es): | Souza, Paula Daniela de |
Primeiro Orientador: | Massmann, Débora Raquel Hettwer |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mallmann, Tatiana Weber |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Fábia Pereira da |
Resumo: | A educação possibilita o acesso a distintos conhecimentos que vêm sendo consolidados ao longo dos anos. Desse modo, constituiu-se enquanto direito de todas as pessoas em todo território nacional a partir de processos históricos marcados por muitas lutas sociais, tendo sua consolidação assegurada pela Constituição Federal (CF) de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996.Sendo necessário discutir questões relacionadas à educação de forma ampla, envolvendo diferentes setores da sociedade e a diversidade que compõe o povo brasileiro. Considerando o exposto, essa pesquisa toma como corpus o Arto. 28 da LDB objetivando compreender os sentidos materializados nas expressões “educação rural” e “educação do campo”, buscando observar o modo pelo qual o Estado, a partir de suas instituições e discursos, promove efeitos de sentido ao se filiar a determinada concepção de educação. Para realização dessa pesquisa, o estudo sustentou-se no dispositivo teórico da Análise de Discurso, tal como proposta por Orlandi (2006; 2015) e Pêcheux (1969;1975), para analisar as condições de produção e memória discursiva. No corpus, centramos a análise nas expressões “Na oferta de Educação básica para a população rural [...]” e “escola do campo”, chegando a resultados que indicam que a LDB não está alinhada a uma única perspectiva de educação voltada para a população do campo, produzindo efeitos de sentidos que remetem à “educação rural” e ao não reconhecimento da “educação do campo”, e ainda impulsiona o discurso de ambas em uma relação de sinonímia, de equivalência ainda que a presente pesquisa mostre que elas não são. Por fim, esta pesquisa deixa de contribuição para o meio científico e para a sociedade à medida que, ao questionar o processo de significação em torno de “educação rural” e “educação do campo”, produz deslocamentos apontando para a relação entre língua, discurso e história. |
Abstract: | Education provides access to different knowledge that has been consolidated over the years. In this way, it was constituted as a right of all people throughout the national territory from historical processes marked by many social struggles, with its consolidation ensured by the Federal Constitution (CF) of 1988 and the Law of Directives of National Education (LDB) of 1996, being necessary to discuss issues related to education in a broad way, involving different sectors of society and the diversity that compose the Brazilian people. Considering the above, this research takes as its corpus the Art. 28 of the LDB, aiming to understand the meanings embodied in the expressions "rural education" and "countryside school", seeking to observe the way in which the State, from its institutions and discourses, promotes effects of sense by affiliating to a particular conception of education. To carry out this research, the study was based on the theoretical device of Discourse Analysis, as proposed by Orlandi (2006; 2015) and Pêcheux (1969;1975), to analyze the production conditions and discursive memory. In the corpus, we focus the analysis on the expressions “On the offer of basic education for the rural population [...]” and “countryside school”, reaching results that indicate that the LDB is not aligned with a single perspective of education aimed at the rural population, producing effects of sense that refer to “rural education” and the non-recognition of “countryside education”, and still drives the discourse of both in a relationship of synonymy, of equivalence, even though the present research shows that they are not. Finally, this research stands to contribute to the scientific environment and to society, as far as questioning the process of meaning around "rural education" and "counrtyside education", producing displacements pointing to the relationship between language, discourse and history. |
Palavras-chave: | Análise de discurso Educação rural Educação do campo Efeitos de sentido Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Discourse Analysis Rural Education Countryside Education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | SOUZA, Paula Daniela de. “Educação rural” e “educação do campo”: sentidos em movimento. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8886 |
Data do documento: | 4-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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