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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8883
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Lições de gênero e sexualidade em livro didático de língua portuguesa: necessidades de estranhamentos |
Autor(es): | Teixeira, Jeferson da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos Filho, Ismar Inácio dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Matias, Thiago Trindade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Marildo de Oliveira |
Resumo: | Diante do contexto em que vivemos, em que a cada dia crescem o preconceito e as estatísticas de violência contra pessoas LGBTQIA+, tendo em vista o papel da na escola na formação dos sujeitos para o convívio em sociedade, notamos a necessidade de um ensino que busque reconhecer e legitimar essas outras formas de vida que não se adequem aos parâmetros de gênero inteligível fortemente presente em nossa cultura. Nesse entendimento, esse estudo visou compreender se as questões de gênero e sexualidade aparecem na educação escolar sistematizada, de modo a perceber se essas abordagens são tratadas como objeto de conhecimento nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, no intuito de discutir a necessidade de uma abordagem indisciplinar e de “estranhamento”, subversiva, na proposta dessa disciplina, favorecendo o/a docente das Letras a construção de uma postura queer nos estudos linguístico-discursivos. A pesquisa foi realizada em perspectiva indisciplinar/transdisciplinar, na qual tomamos como arcabouço teórico-metodológico Borba (2015 [2006]), Butler (2003 [1990]), Lívia e Hall (2010 [1997]), Finegan (1997), MCBeth (2000), Santos Filho (2015a; 2015b; 2015c; 2017a; 2017b), Gonçalves (2017) e Moita Lopes (2013), entre outros. Os procedimentos de análise consistem na leitura enunciativo-discursiva em perspectiva queer das propostas de conteúdos e atividades presentes em livro didático do 3° ano do Ensino Médio, utilizado em uma escola da rede pública situada em município do quadrilátero sertanejo. Nesse processo, busquei identificar o projeto performativo interpelativo com função escolar-educativa em Língua Portuguesa que educa corpos e identidades. |
Abstract: | Given the context in which we live, in which prejudice and statistics of violence against LGBTQIA+ people grow every day, in view of the role of the school in the formation of subjects for living in society, we note the need for education that seeks recognize and legitimize these other forms of life that do not fit the intelligible gender parameters strongly present in our culture. In this understanding, this study aimed to understand whether issues of gender and sexuality appear in systematized school education, in order to realize whether these approaches are treated as an object of knowledge in Portuguese language classes at high school, in order to discuss the need for a subversive and undisciplinary approach, in the proposal of this discipline, favoring the teacher of Literature to build a queer posture in linguistic-discursive studies. The research was carried out in an multidisciplinary/transdisciplinary perspective, which we took as a theoretical-methodological framework Borba (2015 [2006]), Butler (2003 [1990]), Lívia and Hall (2010 [1997]), Finegan (1997), MCBeth (2000), Santos Filho (2015a; 2015b; 2015c; 2017a; 2017b), Gonçalves (2017), Moita Lopes (2013), among others. The analysis procedures consist of the enunciative-discursive reading from a queer perspective of the proposals for content and activities present in a textbook for the 3rd year of high school, used in a public school located in a city in the countryside. In this process, I sought to identify the interpellative performative project with a school-educational function in Portuguese, in which it educates bodies and identities. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Linguística queer Letramento Ensino médio Gênero e sexualidade Performatividade Estranhamento queer Livro didático Enunciação Enunciation Queer strangeness Queer Literacy Queer Linguistics Performativity |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | TEIXEIRA, Jeferson da Silva. Lições de gênero e sexualidade em livro didático de língua portuguesa: necessidades de estranhamentos. 2022. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8883 |
Data do documento: | 29-out-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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