06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Filho, Ismar Inácio dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495753889796333pt_BR
dc.contributor.referee1Matias, Thiago Trindade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Marildo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032065918548307pt_BR
dc.creatorTeixeira, Jeferson da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-13T17:39:19Z-
dc.date.available2022-04-13-
dc.date.available2022-04-13T17:39:19Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Jeferson da Silva. Lições de gênero e sexualidade em livro didático de língua portuguesa: necessidades de estranhamentos. 2022. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8883-
dc.description.abstractGiven the context in which we live, in which prejudice and statistics of violence against LGBTQIA+ people grow every day, in view of the role of the school in the formation of subjects for living in society, we note the need for education that seeks recognize and legitimize these other forms of life that do not fit the intelligible gender parameters strongly present in our culture. In this understanding, this study aimed to understand whether issues of gender and sexuality appear in systematized school education, in order to realize whether these approaches are treated as an object of knowledge in Portuguese language classes at high school, in order to discuss the need for a subversive and undisciplinary approach, in the proposal of this discipline, favoring the teacher of Literature to build a queer posture in linguistic-discursive studies. The research was carried out in an multidisciplinary/transdisciplinary perspective, which we took as a theoretical-methodological framework Borba (2015 [2006]), Butler (2003 [1990]), Lívia and Hall (2010 [1997]), Finegan (1997), MCBeth (2000), Santos Filho (2015a; 2015b; 2015c; 2017a; 2017b), Gonçalves (2017), Moita Lopes (2013), among others. The analysis procedures consist of the enunciative-discursive reading from a queer perspective of the proposals for content and activities present in a textbook for the 3rd year of high school, used in a public school located in a city in the countryside. In this process, I sought to identify the interpellative performative project with a school-educational function in Portuguese, in which it educates bodies and identities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguística queerpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectEstranhamento queerpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectEnunciationpt_BR
dc.subjectQueer strangenesspt_BR
dc.subjectQueer Literacypt_BR
dc.subjectQueer Linguisticspt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleLições de gênero e sexualidade em livro didático de língua portuguesa: necessidades de estranhamentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiante do contexto em que vivemos, em que a cada dia crescem o preconceito e as estatísticas de violência contra pessoas LGBTQIA+, tendo em vista o papel da na escola na formação dos sujeitos para o convívio em sociedade, notamos a necessidade de um ensino que busque reconhecer e legitimar essas outras formas de vida que não se adequem aos parâmetros de gênero inteligível fortemente presente em nossa cultura. Nesse entendimento, esse estudo visou compreender se as questões de gênero e sexualidade aparecem na educação escolar sistematizada, de modo a perceber se essas abordagens são tratadas como objeto de conhecimento nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, no intuito de discutir a necessidade de uma abordagem indisciplinar e de “estranhamento”, subversiva, na proposta dessa disciplina, favorecendo o/a docente das Letras a construção de uma postura queer nos estudos linguístico-discursivos. A pesquisa foi realizada em perspectiva indisciplinar/transdisciplinar, na qual tomamos como arcabouço teórico-metodológico Borba (2015 [2006]), Butler (2003 [1990]), Lívia e Hall (2010 [1997]), Finegan (1997), MCBeth (2000), Santos Filho (2015a; 2015b; 2015c; 2017a; 2017b), Gonçalves (2017) e Moita Lopes (2013), entre outros. Os procedimentos de análise consistem na leitura enunciativo-discursiva em perspectiva queer das propostas de conteúdos e atividades presentes em livro didático do 3° ano do Ensino Médio, utilizado em uma escola da rede pública situada em município do quadrilátero sertanejo. Nesse processo, busquei identificar o projeto performativo interpelativo com função escolar-educativa em Língua Portuguesa que educa corpos e identidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lições de gênero e sexualidade em livro didático de língua portuguesa - necessidades de estranhamentos.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.