06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee2Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.creatorCastor, Kelly Suzana Leite-
dc.date.accessioned2022-04-11T18:42:33Z-
dc.date.available2022-04-11-
dc.date.available2022-04-11T18:42:33Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationCASTOR, Kelly Suzana Leite. De pais a auxiliares educacionais: a relação entre família e escola durante a pandemia da COVID-19. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8853-
dc.description.abstractRemote teaching installed in Brazilian schools favored a new Family-School relationship. This qualitative study aimed to analyze the relationship between family and school during the COVID-19 pandemic. The research aims to discuss the importance of this relationship for remote teaching, presenting and analyzing the State of Knowledge on this theme in Brazil, relating the results of the analyzed researches with the researcher's experience in Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) and in the Supervised Internship III. The methodology used to carry out the work was the State of Knowledge, and the searches for the works took place in the Google Scholar database. The survey resulted in 30 works, including Articles, Book Chapters, Completion of Courses and Works presented in Annals, which were analyzed and separated into five categories. During the readings, we found that the largest amount of works were directed to Early Childhood Education, with this, we deepened the research for this stage of teaching. It was concluded that the pandemic contributed to bring parents/guardians closer to their children's school life, in addition to having changed the teaching offer in Brazilian education, but the research is inconclusive, since the COVID-19 pandemic has not yet come to an end.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectFamily-Schoolpt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleDe pais a auxiliares educacionais: a relação entre família e escola durante a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino remoto instalado nas escolas brasileiras favoreceu uma nova relação Família-Escola. O presente estudo, de cunho qualitativo, objetivou analisar a relação família-escola durante a pandemia da COVID-19, com base no levantamento de produção científica. A pesquisa tem como objetivos discutir a importância dessa relação para o ensino remoto, apresentando e analisando o Estado do Conhecimento sobre essa temática no Brasil, relacionando o resultado das pesquisas analisadas com a experiência da pesquisadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Estágio Supervisionado III. A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi Estado do Conhecimento e as buscas dos trabalhos aconteceram no banco de dados do Google Acadêmico. O levantamento resultou em 30 trabalhos, entre Artigos, Capítulos de Livros, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalhos apresentados em Anais, que foram analisados e separados em cinco categorias. Durante as leituras constatamos que a maior quantidade de trabalhos estava direcionada para a Educação Infantil e com isso aprofundamos a pesquisa para essa etapa de ensino. Concluiu-se que a pandemia contribuiu para reaproximar os pais/responsáveis na vida escolar dos filhos, além de ter mudado a oferta de ensino na educação brasileira, porém a pesquisa é inconclusiva, já que a pandemia da COVID-19 ainda não chegou ao fim.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
De pais a auxiliares educacionais a relação entre família e escola durante a pandemia da Covid-19.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.