06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8841
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos de sentido nos discursos midiáticos em matérias jornalísticas on-line sobre ansiedade durante a pandemia da COVID-19
Autor(es): Santos, Ana Lúcia Marques dos
Primeiro Orientador: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mallmann, Tatiana Weber
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosângela Santos da
Resumo: No ano de 2020, a população mundial foi surpreendida com a descoberta da COVID-19, enfermidade causada pelo novo coronavírus denominado de SARS-CoV-2. Nesse contexto, algumas emoções tornaram-se constantes, como medo, estresse e ansiedade, uma vez que, além de afetar a saúde física da população, a pandemia de Covid-19 impactou na saúde mental e no bem-estar de todos. Devido a isso, houve uma maior busca por termos relacionados à ansiedade nas mídias, o que explicitaria o interesse por compreender a enfermidade, suas características, sintomas e modos de superação. Posto isso, ao considerar a realidade do contexto pandêmico atual, o aumento exorbitante dos casos de crises de ansiedade na população brasileira e a constante busca por termos relacionados à ansiedade nas mídias digitais, nos propomos a analisar os efeitos de sentido produzidos em matérias jornalísticas online, veiculadas em portais de notícias brasileiros, acerca da ansiedade. Para tanto, nos embasamos nos pressupostos teóricos-metodológicos da Análise de Discurso (PÊCHEUX, 1996; MALDIDIER, 2014; FERREIRA, 2016; ORLANDI, 1995; 2005; 2010; 2012; entre outros), especialmente nas noções de condição de produção e de formação discursiva, e nos estudos sobre ansiedade (SERRA, 1980; VIANA, 2010; RAMOS, 2015; CASTILHO et al., 2000). Os discursos analisados foram: “Como lidar com a ansiedade: profissionais indicam práticas”, do portal GAL (2021); “Ansiedade e estrese: quem não “piorou” nesta pandemia?”, da Revista Ampla (2021); “Ansiedade e Depressão estão entre sequelas psicológicas da Covid-19, diz estudo”, do portal CNN Brasil (2021); e, por último, “Ansiedade: 7 dicas simples para fazer diminuir as crises”, do portal DOL (2022). A partir dos gestos de análise, identificamos que todas as publicações se propuseram, por meio de estratégias discursivas, a apresentar definições, explicações, sintomas e características sobre a ansiedade, principalmente no tocante ao contexto pandêmico atual, para uma melhor compreensão e contenção do problema. Além disso, observamos que as quatro publicações se filiaram às formações discursivas da ciência e se inscrevendo na posição-sujeito cientista, a partir da construção discursiva do saber perito, ou seja, aliando-se à formação discursiva da classe especialista da área. No mais, compreendemos que, embora pautadas em recomendações genéricas, as publicações adotaram o uso do imperativo como estímulo subjetivo para a realização de ações por parte dos sujeitos-leitores para controle dos estados ansiosos.
Abstract: En 2020, la población mundial fue sorprendida con el descubrimiento de la COVID-19, una enfermedad causada por el nuevo coronavirus llamado SARS-CoV-2. En este contexto, algunas emociones se convirtieron en una constante, como el miedo, el estrés y la ansiedad, ya que, además de afectar a la salud física de la población, la pandemia de Covid-19 repercutió en la salud mental y el bienestar de todos. Debido a esto, hubo una mayor búsqueda de términos relacionados con la ansiedad en los medios de comunicación, lo que explicitaría el interés por conocer la enfermedad, sus características, síntomas y formas de superarla. Dicho esto, teniendo en cuenta la realidad del actual contexto pandémico, el aumento exorbitante de los casos de crisis de ansiedad en la población brasileña y la búsqueda constante de términos relacionados con la ansiedad en los medios digitales, nos propusimos analizar los efectos de sentido producidos en los artículos periodísticos online, emitidos en los portales de noticias brasileños, sobre la ansiedad. Para ello, nos basamos en los supuestos teóricos y metodológicos del Análisis del Discurso (PÊCHEUX, 1996; MALDIDIER, 2014; FERREIRA, 2016; ORLANDI, 1995; 2005; 2010; 2012; entre otros), especialmente en las nociones de condición de producción y formación discursiva, y en los estudios sobre la ansiedad (SERRA, 1980; VIANA, 2010; RAMOS, 2015; CASTILHO et al., 2000). Los discursos analizados fueron: “Como lidar com a ansiedade: profissionais indicam práticas”, del portal GAL (2021); “Ansiedade e estrese: quem não “piorou” nesta pandemia?”, de la Revista Ampla (2021); “Ansiedade e Depressão estão entre sequelas psicológicas da Covid-19, diz estudo”, del portal CNN Brasil (2021); y, por último, “Ansiedade: 7 dicas simples para fazer diminuir as crises”, del portal DOL (2022). A partir de los gestos de análisis, identificamos que todas las publicaciones propusieron, a través de estrategias discursivas, presentar definiciones, explicaciones, síntomas y características sobre la ansiedad, principalmente en relación al contexto actual de la pandemia, para una mejor comprensión y contención del problema. Además, observamos que las cuatro publicaciones se adscriben a las formaciones discursivas de la ciencia y se inscriben en la posición científico-sujeto, desde la construcción discursiva del conocimiento experto, es decir, aliándose a la formación discursiva de la clase experta del área. Además, entendemos que, aunque basadas em recomendaciones genéricas, las publicaciones adoptaron el uso del imperativo como estímulo subjetivo para la realización de acciones por parte de los sujetos-lectores para controlar los estados ansiosos.
Palavras-chave: Análise de discurso
Efeitos de sentido
Discurso midiático
Ansiedade
COVID-19
Pandemia
Análisis del discurso
Ansiedad
Discurso de los medios de comunicación
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SANTOS, Ana Lúcia Marques dos. Efeitos de sentido nos discursos midiáticos em matérias jornalísticas on-line sobre ansiedade durante a pandemia da COVID-19. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8841
Data do documento: 18-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.