Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8837
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação continuada para a inclusão |
Autor(es): | Lima, Gisleide da Silva |
Primeiro Orientador: | Pavezi, Marilza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Noélia Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vilela, Cristiano das Neves |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a necessidade da formação continuada para o processo de inclusão do aluno do Público-Alvo da Educação Especial – PAEE, incluindo a análise da realidade formativa na qual a pesquisadora está inserida. O aporte teórico inclui autores como Belther (2017), Facion (2012), Mantoan (2015), Romanowski (2012), Veiga (2009), por apresentam a importância de uma formação continuada, principalmente visando a inclusão dos alunos PAEE, e prezando por uma educação de qualidade, na qual sejam eliminadas as barreiras que impendem essa execução. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa com enfoque qualitativo, por meio de estudos bibliográficos e análise documental. Com isso, pudemos perceber que a formação inicial não pode ser entendida como o único meio para o docente obter conhecimentos direcionados para a educação especial, pois ela pode apresentar fragilidade e superficialidade nos conteúdos disponibilizados. Desse modo a formação continuada é a forma de o docente garantir autonomia e confiança no momento de exercer seu trabalho, proporcionando uma educação básica de qualidade para os alunos e em especial aos alunos do PAEE. |
Abstract: | This research aims to demonstrate the need for continuing education for the process of inclusion of the student in the Target Audience of Special Education – PAEE, including the analysis of the formative reality in which the researcher is inserted. The theoretical contribution includes authors such as Belther (2017), Facion (2012), Mantoan (2015), Romanowski (2012), Veiga (2009), for presenting the importance of continuing education, mainly aiming at the inclusion of PAEE students, and valuing for a quality education, in which the barriers that impede this execution are eliminated. In order to reach the proposed objectives, a research was carried out with a qualitative approach, through bibliographic studies and document analysis. With this, we could see that the initial training cannot be understood as the only way for the teacher to obtain knowledge directed to special education, as it can present fragility and superficiality in the available contents. In this way, continuing education is a way for teachers to guarantee autonomy and confidence when performing their work, providing a quality basic education for students and especially PAEE students. |
Palavras-chave: | Formação docente Formação continuada Educação especial Pedagogia Teacher Training Continuing Education Special education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | LIMA, Gisleide da Silva. Formação continuada para a inclusão. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8837 |
Data do documento: | 10-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação continuada para a inclusão.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.