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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8818
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Química dos medicamentos: proposta de sequência didática |
Título(s) alternativo(s): | Drug Chemistry: Proposal for Didactic Sequence |
Autor(es): | Nascimento, Adriano José da Silva |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Reinaldo Augusto Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee1: | López, Ana Maria Queijeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendonça, André Augusto Ribeiro |
Resumo: | Diante da grande produção de medicamentos, surge uma série de problemas no tocante a contaminação ambiental e saúde pública. Indagações como: quais os perigos da automedicação? Como descartar adequadamente medicamentos vencidos ou de sobra de tratamento? Qual a diferença entre os medicamentos genéricos, similares e de referência? E como as funções orgânicas, enquanto conteúdo curricular se conectam a realidade cotidiana? No tocante a isto, é bastante adequado utilizar o tema Química dos medicamentos como gerador de atividades educativas que contribuam para uma educação voltada aos anseios da sociedade contemporânea, formando sujeito que observa, reflete, compreende e se utiliza das linguagens próprias da ciência para racionalizar acerca das demandas do quotidiano e por consequência tomar decisões acertadas. O presente trabalho relata a proposta de uma sequência de ensino envolvendo o tema Química dos medicamentos com atividades que articulam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que relacionam ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e propiciam o desenvolvimento de competências e habilidades nos domínios da representação e comunicação, investigação e compreensão, e contextualização sociocultural. |
Abstract: | Faced with the large production of medicines, a series of problems arise regarding environmental contamination and public health. Questions such as: what are the dangers of self-medication? How to properly dispose of expired or leftover medication? What is the difference between generic, similar and reference drugs? And how do organic functions, as curricular content, connect to everyday reality? In this regard, it is quite appropriate to use the theme Chemistry of Medicines as a generator of educational activities that contribute to an education focused on the aspirations of contemporary society, forming a subject who observes, reflects, understands and uses the languages of science to rationalize about the demands of everyday life and, consequently, make the right decisions. The present work reports the proposal of the teaching sequence involving the theme Chemistry of Medicines with activities that articulate conceptual, procedural and attitudinal contents that relate science, technology, society and environment, and provide the development of competences and abilities in the domains of representation and communication, research and understanding, and sociocultural contextualization. |
Palavras-chave: | Medicamentos Sequência didática Ensino médio Drugs Teaching sequence High scholl |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Nascimento, Adriano José Silva. Química dos Medicamentos: Proposta de Sequência didática. 2022. 68 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8818 |
Data do documento: | 23-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
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