00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Couto, Lara Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0137525443525215pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Tássio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7621981862186278pt_BR
dc.contributor.referee2Gianini, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.creatorSantos, David William Gomes dos-
dc.date.accessioned2022-03-25T05:08:49Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2022-03-25T05:08:49Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, David William Gomes dos. A Troca e Fotocena no ensino da História da Arte: proposições e reflexões para implementação no contexto da sala de aula em escolas de rede básica de ensino. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8760-
dc.description.abstractThis article presents possible problematic diagnoses regarding the quality of teaching and learning faced in basic education schools in the city of Maceió/AL and nationally, indicating, from these, probable pedagogical methodological paths that allow the reduction of impacts raised in the teaching act in the curricular component History of Art in High School. It is based on studies, experiences and student research. Being the studies in curricular components in the course of Licenciatura Theater of the Federal University of Alagoas (UFAL); authorial experiences in basic education, in the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID-UFAL 2017-2018) as well as experience in the Curricular Component Unpaid Internship of that graduation; and, in research conducted in the Institutional Program of Scholarships for Scientific Initiation (PIBIC-UFAL 2019-2020). Proposing, based on these fundamentals, the Exchange, a methodological proposal with the purpose of encompassing and considering dialogic interactions that are beyond frontal contact (direct teacher-student relationship) in the classroom; and the Photocene, a co-participative dynamic that includes the Theater in the classroom enabling a practical theatrical experience facing the predominant incidence of the strict study of Visual Arts, pictorial arts in the curricular component History of Art; having, at last, conclusive reflections about the diagnoses presented and the proposals denoted, glimpsing, from these, ways of improvements in the educational scenario of Maceió, Alagoas and Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatropt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Artept_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.subjectTrocapt_BR
dc.subjectFotocenapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectExchangept_BR
dc.subjectPhotocenept_BR
dc.subjectArt Historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleA Troca e Fotocena no ensino da História da Arte: proposições e reflexões para implementação no contexto da sala de aula em escolas de rede básica de ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe exchange and photography in the teaching of art history: propositions and reflections for implementation in the classroom context in elementary schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta possíveis diagnósticos problemáticos quanto a qualidade do ensino e da aprendizagem enfrentados em escolas de ensino básico na cidade de Maceió/AL e de esfera nacional, indicando, a partir desses, prováveis caminhos metodológicos pedagógicos que possibilitem a diminuição dos impactos levantados no ato letivo no componente curricular História da Arte no Ensino Médio. Fundamenta-se a partir de estudos, experiências e pesquisas discente. Sendo os estudos em componentes curriculares no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); experiências autorais no ensino básico, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFAL 2017-2018) assim como vivência no Componente Curricular Estágio Não Remunerado da referida graduação; e, em pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFAL 2019-2020). Propondo, com bases nesses fundamentos, a Troca, uma proposta metodológica com a finalidade de englobar e considerar interações dialógicas que estão além do contato frontal (relação direta professora-aluna) em sala de aula; e a Fotocena, dinâmica coparticipativa que engloba o Teatro na sala de aula viabilizando uma experiência prática teatral frente à incidência predominante do estudo estrito das Artes Visuais, artes pictóricas no componente curricular História da Arte; tendo por fim, reflexões conclusivas sobre os diagnósticos apresentados e as propostas denotadas, vislumbrando, a partir destes, vias de melhoras no cenário pedagógico maceioense, alagoano e brasileiro.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.