Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Maria Dolores Fortes | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2292-8518 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4130544132802418 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2713240004237441 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Abdizia Maria Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Luiz Eduardo Vieira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9209626894799152 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T05:46:57Z | - |
dc.date.available | 2022-03-21 | - |
dc.date.available | 2022-03-21T05:46:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Eduardo Vieira da. Contribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8734 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento - Esportes | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Contribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of cooperative games and team sports to development of social and pedagogical skills in children with autism spectrum disorder | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo que teve como objetivo investigar como os esportes coletivos e jogos cooperativos podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com Transtorno do Espectro Autista, apresento questionamentos de como os jogos cooperativos e esportes coletivos podem ser estratégias a serem utilizadas para estimular o desenvolvimento dessas crianças. Em uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico (GODOY, 1995), utilizou-se os estudos de pensadores clássicos como Vygotsky (1993; 2004), Piaget (1970), bem como, pensadores contemporâneos, a exemplo de Gadia et al (2004) Cunha (2017; 2018; 2019), Alves (2009; 2016), que por meio de suas pesquisas abordam a temática discutida nesta pesquisa, e tentam fazer a diferença no modelo de Educação Inclusiva atual. Os resultados da pesquisa demonstraram que a socialização é uma das principais áreas de déficit em crianças como autismo, logo os professores podem ficar angustiados e confusos acerca de quais estratégias de ensino podem ser utilizadas para desenvolver as habilidades sociais das crianças, neste sentido, os resultados observados é que os jogos cooperativos e esportes coletivos podem estimular essa inserção no meio social, contribuindo para a sua comunicação e consequentemente em sua aprendizagem, já que sua autoestima e seu conhecimento como sujeito que pertence ao grupo vão favorecer no processo da aquisição pedagógica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com Transtorno do Espectro Autista.pdf | 344.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.