00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Residências multiprofissionais em saúde no Brasil: uma análise em torno de controvérsias
Título(s) alternativo(s): Multi-professional Residencies in health in Brazil: an analysis around controversies
Autor(es): Duarte, Maria Karoline Ferreira dos Santos
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Feuerwerker, Laura Camargo Macruz
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Marilia
Resumo: Esta dissertação aborda as controvérsias nos diálogos e debates sobre a Residência Multiprofissional em Saúde. Utilizando a análise das práticas discursivas e produção de sentidos, foram produzidos diversos caminhos entre distintos materiais, vozes, experiências, lugares, saberes e práticas compartilhadas em torno de experiências junto as Residências Multiprofissionais. Foram utilizados materiais de fóruns, cartas, documentos diversos que constituem o cotidiano e o institucionalizado das Residências Multiprofissionais em Saúde. Além disso, produziu-se uma Roda de Conversa como estratégia para identificar as controvérsias existentes no cotidiano das práticas em programas de Residência Multiprofissional. Essa caminhada foi constituida por encontros com controvérsias nos modos de ser/estar e de compreender o/a residente. Apresentam-se três conjuntos de sentidos para as controvérsias: primeiro, um/a ator/atriz que é narrado/a e narra sobre si mesmo/a de muitos modos, buscando uma identidade, ao passo em que fabrica modos de estar no campo. Um movimento marcado por relações de poder, por desejos, interesses em constante disputa. Deslocado/a e deslocando-se constantemente, performando suas práticas de muitos modos. Qual lugar desse vale a pena ocupar? É preciso ocupar um só lugar? Segundo, as controvérsias também se apresentaram atreladas às funções de tutoria e preceptoria. O reconhecimento institucional desses/as sujeitos/as se apresentou em um campo de forças em que não só disputam a possibilidade de torná-lo algo factível, como também os modos de fazê-lo. As narrativas denunciam a precarização dessas funções e evidenciam que os modos de construir as práticas nos territórios das Residências não estão sendo ouvidos. E, finalmente, o terceiro, aborda a dimensão da formação, em um jogo entre instituído e instituinte, disputando territórios com a lógica hegemônica, em uma disputa por vezes desleal, na medida em que se constituem como processos individuais. A resistência parece ser a de não se deixar capturar por projetos de cuidado, ensino, gestão que se distanciem do diálogo com os princípios do SUS. Enquanto isso, as posições dos/as diferentes sujeitos/as se evidenciam para mostrar que os interesses em torno das Residências são diversos. Nesse sentido, o diálogo e o fortalecimento da formação em torno de um compromisso ético e político aparecem como demanda e a problematização do fazer cotidiano, sustentada pela Educação Permanente, se apresenta como uma estratégia possível.
Abstract: This study addresses the controversies in dialogues and debates about the Multi-professional Residency in Health. Through the analysis of discursive practices and production of meanings, we‟ve walked through different ways and materials within a network of voices, experiences, places, knowledge and shared practices around experiences within Multi-professional Residencies, using forums, letters and various documents that constitute the daily and institutionalized aspects of Multi-professional Residencies in Health. In addition to that, a chatting circle was thought as a strategy to point out the controversies existent in the daily practices of Multi-professional Residency programs. In this journey, we‟ve seen encounters with controversies in the ways of being and understanding the residents. Three sets of meanings were presented for the controversies: first, an actor who is narrated and narrates about himself in many ways, seeking an identity while creating ways of being in the countryside. A move marked by power relations, desires and interests in constant dispute. Moving constantly, performing their practices in many ways. Which place is worth occupying? Is it necessary to occupy only one place? Second, comes controversies that link to the functions of tutoring and preceptorship. The institutional recognition of these subjects was presented within a field of forces, that not only dispute the possibility of making it somehow feasible but also ways of doing so. The narratives denounce the precariousness of these functions and show that the ways of building practices in such territories are not being heard. And finally the third, which focuses on the dimension of formation, in a game between instituted and instituting, constantly disputing territories within the hegemonic logic, in a dispute that is sometimes unfair insofar as they constitute individual processes. Resistance seems to be not allowing oneself to be captured by care, pedagogical, managerial projects that are distant from the dialogue within SUS principles. Meanwhile, different subjects positions are clear to show that the interests around the Residences are diverse. In such sense, dialogue and the strengthening of training around an ethical and political commitment show up as a demand, and the problematization of daily practice, supported by Permanent Education, presents itself as a possible strategy.
Palavras-chave: Internato e residência
Psicologia
Educação médica continuada
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Multi-professional Residency in Health
Psychology
Permanent Education in Health
Unified Health System (Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: DUARTE, Maria Karoline Ferreira dos Santos. Residências multiprofissionais em saúde no Brasil: uma análise em torno de controvérsias. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8704
Data do documento: 26-fev-2021
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