Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médio | 
| Autor(es): | Santos, Márcio Conceição dos | 
| Primeiro Orientador: | Paula, Francine Santos de | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Dimas José da Paz | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Xavier, Jadriane de Almeida | 
| Resumo: | Muitos estudos são conduzidos no sentido de melhorar a educação no Brasil e no mundo, visando buscar meios e estratégiasque possam ser empregadas nessa melhoria, além de observar tendências como o avanço da tecnologia e de como essa poderá ser utilizada. O plano de aula é uma ferramenta primordial na condução da aula, assim como na obtenção de resultados desejados. Com a nova matriz do ensino médio se faz necessário o planejamento de aulas que levem em consideração elementos como a contextualização. Nesse sentido o presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o objetivo de ser uma ferramenta no melhoramento do ensino-aprendizagem da disciplina de química, mais especificamente no conteúdoácidos/bases, para os alunos da rede pública do ensino médio. Nessa construção, levaram-se em consideração os dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, (que foram elaborados observando, entre outros, a Constituição e as leis específicas), na perspectiva de formar o aluno para a vida, sem desconsiderar os estudos posteriores ou paralelos que muitos irão adentrar (ensino superior, cursos técnicos). Dentro desse norte, o presente trabalho consiste na elaboração de um plano de aula direcionado que leva em consideração elementos como a contextualização, interdisciplinaridade, avaliação continuada e experimentação. Elementos esses que, de maneira integrada, constituem uma importante ferramenta na construção dos saberes dos alunos. | 
| Abstract: | No abstract | 
| Palavras-chave: | Ensino de Química Plano de aula Ácidos e bases Chemistry teaching Class plan Acids and bases | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química | 
| Citação: | Santos, Márcio Conceição dos. Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médio. 2022. 47 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615 | 
| Data do documento: | 29-nov-2018 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre acidos e bases no ensino medio.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

