00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médio
Autor(es): Santos, Márcio Conceição dos
Primeiro Orientador: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Dimas José da Paz
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Jadriane de Almeida
Resumo: Muitos estudos são conduzidos no sentido de melhorar a educação no Brasil e no mundo, visando buscar meios e estratégiasque possam ser empregadas nessa melhoria, além de observar tendências como o avanço da tecnologia e de como essa poderá ser utilizada. O plano de aula é uma ferramenta primordial na condução da aula, assim como na obtenção de resultados desejados. Com a nova matriz do ensino médio se faz necessário o planejamento de aulas que levem em consideração elementos como a contextualização. Nesse sentido o presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o objetivo de ser uma ferramenta no melhoramento do ensino-aprendizagem da disciplina de química, mais especificamente no conteúdoácidos/bases, para os alunos da rede pública do ensino médio. Nessa construção, levaram-se em consideração os dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, (que foram elaborados observando, entre outros, a Constituição e as leis específicas), na perspectiva de formar o aluno para a vida, sem desconsiderar os estudos posteriores ou paralelos que muitos irão adentrar (ensino superior, cursos técnicos). Dentro desse norte, o presente trabalho consiste na elaboração de um plano de aula direcionado que leva em consideração elementos como a contextualização, interdisciplinaridade, avaliação continuada e experimentação. Elementos esses que, de maneira integrada, constituem uma importante ferramenta na construção dos saberes dos alunos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino de Química
Plano de aula
Ácidos e bases
Chemistry teaching
Class plan
Acids and bases
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Santos, Márcio Conceição dos. Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médio. 2022. 47 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615
Data do documento: 29-nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre acidos e bases no ensino medio.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.