06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8593
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da Geografia nas séries finais do ensino fundamental, processo de aprendizagem na pandemia: um estudo bibliográfico
Autor(es): Lima, José Claudio Ramalho de Lima
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luã Karll de
Resumo: O foco no ensino da geografia nas séries finais do ensino fundamental, como processo de aprendizagem na pandemia é dar continuidade a uma aprendizagem mais atrativa para o aluno, que possa aprender a ser crítico em meio a realidade do ensino dos conteúdos da Geografia. Construir possibilidades mais contundentes diante das metodologias, com planejamento prévio de ensino para que os caminhos sejam com resultados esperados. Tendo como objetivo desenvolver saberes geográficos para os alunos no ensino das séries finais do fundamental, para que possa facilitar os conhecimentos significativos diante de sua reflexão constantemente sobre os conteúdos do componente curricular de Geografia, possibilitando assim uma interação mais ativa em meio a realidade de cada aluno, tanto em sala como em suas residências. Neste contexto, em meio a pandemia do coronavírus o trabalho se desenvolveu em um estudo bibliográfico. Com isso justifica que o ensino vem evoluindo, com novos caminhos para serem trilhados, dando sempre espaço para o professor reciclar as suas novas realidades e procurar sempre uma melhor realidade diante dos processos metodológicos que podem ser trabalhados em sala, assim como para sua própria realidade, desde uma simples localização em seu bairro, assim como fazer o seu trajeto da escola para sua casa. Concluindo que o processo pedagógico diante de uma aula de cartografia deve ser sempre algo vivo, para que com isso possa criar mecanismos de escolhas, assim como formulações próprias sobre os assuntos abordados. O ensino aprendizagem da Geografia, diante dos desafios de uma aula remota podem aflorar bons resultados, assim como maus resultados, contudo o trabalho deve ser passado para que as crianças e os jovens possam aprender e compreender o conteúdo.
Abstract: The focus on teaching geography in the final grades of elementary school, as a learning process in the pandemic, is to continue a more attractive learning for a student, who can learn to be critical in the midst of the reality of teaching Geography content. Build more compelling possibilities in the face of methodologies, with prior planning of teaching so that the paths are with expected results. Aiming to develop geographic knowledge for students in the teaching of the final grades of fundamental, so that it can facilitate significant knowledge in the face of their constant reflection on the contents of the curricular component of Geography, thus enabling a more active interaction in the midst of the reality of each student, both in the classroom and at home. In this context, in the midst of the coronavirus pandemic, the work was developed in a bibliographic study. This justifies that teaching has been evolving, with new paths to be followed, always giving the teacher space to recycle their new realities and always looking for a better reality in the face of the methodological processes that can be worked in the classroom, as well as for their own reality. , from a simple location in your neighborhood, as well as making your way home from school. Concluding that the pedagogical process in front of a cartography class must always be something alive, so that it can create mechanisms of choices, as well as its own formulations on the topics covered. The teaching and learning of Geography, in the face of the challenges of a remote class, can bring good results, as well as bad results, however the work must be passed on so that children and young people can learn and understand the content.
Palavras-chave: Educação
Geografia
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Cartografia
Teaching of Geography
Knowledge
Teaching learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: LIMA, José Claudio Ramalho de. O ensino da Geografia nas séries finais do ensino fundamental, processo de aprendizagem na pandemia: um estudo bibliográfico. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8593
Data do documento: 12-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.