00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Scratch como recurso didático para o desenvolvimento do raciocínio lógico nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Scratch as a didactic resource for the development of logical reasoning in the final Years of elementary school
Autor(es): Santos, Jefferson David Moreira dos
Primeiro Orientador: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Raphael de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Messias, Paulo Roberto Lemos de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amaurí da Silva
Resumo: O estudo, de caráter exploratório, numa abordagem qualitativa procurou investigar como o Scratch pode colaborar para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático nos anos finais do ensino fundamental Para verificar essas possibilidades de aprendizagem e potencialidades dessa estratégia didática adotada foi elaborada e aplicada a sequência didática, durante o período de Estágio Supervisionado 3 em Matemática Licenciatura da UFAL em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental. Na busca de fundamentação teórica para o uso do Scratch como estratégia didática, e aprendizagem dos adolescentes na cultura digital recorremos às pesquisas de Forbellone (2005), Sadovsky (2007), entre outros. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram a observação direta e participante dos estudantes que participaram da experiência, o diário de campo e a análise documental das atividades respondidas pelos estudantes. As impressões iniciais acerca do estudo desenvolvido apontaram que existe uma relação entre a utilização de elementos presentes no cotidiano de estudantes que os motivam como a cultura de jogos de tabuleiros, jogos digitais e RPG e a potencialidade do desenvolvimento da aprendizagem de elementos que envolvem o raciocínio lógico.
Abstract: The exploratory study, in a qualitative approach, sought to investigate how Scratch can collaborate for the development of mathematical logical reasoning in the final years of elementary school. To verify these learning possibilities and potentialities of this adopted didactic strategy, the didactic sequence was elaborated and applied, during the period of Supervised Internship 3 in Mathematics Degree from UFAL in a class of the 9th year of Elementary School. In the search for theoretical foundation for the use of Scratch as a didactic strategy, and the learning of adolescents in digital culture, we resorted to research by Forbellone (2005), Sadovsky (2007), among others. The data collection instruments used in this research were the direct and participant observation of the students who participated in the experience, the field diary and the documentary analysis of the activities answered by the students. The initial impressions about the study developed pointed out that there is a relationship between the use of elements present in the daily lives of students that motivate them, such as the culture of board games, digital games and RPG, and the potential for the development of learning elements that involve reasoning logical.
Palavras-chave: Matemática – estudo e ensino
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Matemática (Ensino fundamental)
Recurso didático
Educação lúdica
Mathematics teaching
Initial teacher training in Mathematics
Digital culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: Santos, Jefferson David Moreira dos. Scratch como recurso didático para o desenvolvimento do raciocínio lógico nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8556
Data do documento: 30-abr-2020
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