00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS HUMANAS Livros de Educação - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8497
Tipo: E-book
Título: Deficiência, educação e pandemia: a desigualdade revelada
Autor(es): Fumes, Neiza de Lourdes Frederico (org.)
Carmo, Bruno Cleiton Macedo do (org.)
Resumo: A Covid-19, até o início de junho de 2021, acometeu mais de 173 milhões de indivíduos em todos os países e regiões do globo, causando a morte de aproximadamente 3,73 milhões pessoas. No Brasil, a doença avançou rapidamente, tornando o país o segundo no mundo com maior número de casos e mortes: mais de 16,9 milhões de casos confirmados e mais de 473 mil mortes. Enquanto não há tratamento eficaz para combater a doença, e diante da ausência de propostas globais de políticas públicas de vacinação da população para evitar a infecção pelo vírus, as autoridades de saúde orientam que a adoção de medidas de higiene e de afastamento social é a melhor maneira de prevenir a contaminação e o adoecimento das pessoas. Assim, medidas de distanciamento social foram adotadas por diversos governos, o que acabou por afetar vários setores da sociedade, como comércios, indústrias, turismo e educação. Nas instituições particulares, a educação à distância e as aulas de ensino remoto foram ampla e rapidamente adotadas. Contudo, na rede. pública de ensino, as dificuldades para a implementação das mesmas estratégias mostraram-se potencializadas, visto a dificuldade de acesso a tecnologias pela população e, até mesmo, a exclusão digital daqueles mais pobres. Sem dúvidas, a crise educacional causada pela pandemia da Covid-19 exacerbou a exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, as quais já enfrentam inúmeras barreiras para o exercício do direito à educação. Assim, esse livro busca analisar a complexidade do cenário educacional em tempos de pandemia e seus impactos na inclusão educacional de alunos com deficiência no Brasil. Para isso, foram convidados vários profissionais com experiência na área da Educação e, principalmente, da pessoa com deficiência, a fim de tratar sobre esta problemática. Desse modo, trazemos nove capítulos abordando os temas: Pessoa com Deficiência, Educação e Pandemia da Covid-19.
Palavras-chave: Covid-19
Pessoas com deficiência
Educação especial
Educação a distância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; CARMO, Bruno Cleiton Macedo do. (org). Deficiência, educação e pandemia: a desigualdade revelada. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (86 p.). ISBN 978-65-5624-045-9.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8497
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Educação - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deficiência, educação e pandemia.pdf2.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.