00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8493
Tipo: Dissertação
Título: Invisibilidade e sofrimento: uma análise epistemológica dos jovens em situação de encarceramento e egressos do sistema socioeducativo em Alagoas
Título(s) alternativo(s): Invisibility and suffering on epistemological analysis of young people in a situation of incarceration on education in the socio-educational system in Alagoas
Autor(es): Silva, Vitor Gomes da
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, José Afonso
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Walter Matias
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a realidade social dos jovens amparados no sistema socioeducativo, sendo nosso foco o reconhecimento do sujeito de direito, seja do interno ou do egresso no sistema socioeducativo alagoano. Para isso, utilizaremos como base teórica o conceito de mundo da vida, posicionamento de Habermas (1989) quando enumera, dentre entre outras coisas, três componentes estruturais: a cultura, a sociedade e a pessoa, às quais correspondem também a três “aspectos funcionais” do agir comunicativo. Posto Isto, nesta pesquisa, buscamos destacar o terceiro componente que se apresenta sob o prisma da socialização, o qual está relacionado à formação das identidades pessoais dos indivíduos. Da mesma forma, utilizamos outros conceitos sociais importantes, como Invisibilidade e Sofrimento, com foco nas obras de Honneth (2011), Herzog (2019) e Menezes (2014), os quais apresentam essa perspectiva de forma igualitária e resolutiva para o fim dos “fantasmas” sociais. Além do diálogo com esses autores, optamos pelo método de revisão bibliográfica, considerado uma fonte de coleta de dados secundária a partir de contribuições culturais ou científicas realizadas no passado sobre um determinado assunto, em nosso caso, o sistema socioeducativo e as teorias referentes à invisibilidade e o sofrimento. Assim, partimos de uma revisão bibliográfica narrativa, buscando, com isso, estabelecer relações com produções anteriores, identificando temáticas recorrentes e apontando novas perspectivas. Outrossim, com este método, são analisadas as produções bibliográficas em determinada área, fornecendo o estado da arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada. Ao fim da pesquisa, destacamos a necessidade de uma maior discussão acerca da responsabilidade do Estado no reconhecimento social desses jovens, seguindo não apenas a premissa habermasiana, mas também a visão honetheana e herzoguiano.
Abstract: This study aims to analyze the social reality of young people supported in the socio-educational system, and our focus is the recognition of the subject of law, whether internal or egress in the socio-educational system in Alagoas. For this, we will use as a theoretical basis the concept of the world of life, positioning Habermas (1989) when he lists, among other things, three structural components: culture, society and the person, which also correspond to three "functional aspects” of communicative action. That said, in this research, we seek to highlight the third component that is presented under the prism of socialization, which is related to the formation of individuals' personal identities. Likewise, we use other important social concepts, such as Invisibility and Suffering, focusing on the works of Honneth (2011), Herzog (2019) and Menezes (2014), who present this perspective in an egalitarian and resolute way for the end of social ghosts. In addition to the dialogue with these authors, we opted for the literature review method, which is considered a secondary data collection source based on cultural or scientific contributions made in the past on a given subject, in our case, the socio-educational system and theories regarding invisibility and suffering. Thus, we started from a narrative bibliographic review, seeking, with this, to establishing relationships with previous productions, identifying recurring themes and pointing out new perspectives. Furthermore, with this method, bibliographic productions in a given area are analyzed, providing the state of the art on a specific topic, highlighting new ideas, subthemes that have received greater or lesser emphasis in the selected literature. At the end of the research, we highlight the need for a greater discussion about the State ‘s responsibility in the social recognition of these young people, following not only the Habermasian premise, but also the Honethean and Herzogian vision.
Palavras-chave: Habermas
Sofrimento
Invisibilidade
Socioeducando
Mundo da vida
World of life
Suffering
Invisibility
Socioeducating
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Vitor Gomes da. Invisibilidade e sofrimento: uma análise epistemológica dos jovens em situação de encarceramento e egressos do sistema socioeducativo em Alagoas. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8493
Data do documento: 6-jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.