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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8425
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação continuada: programa escola de gestores da educação básica pública (olhares, saberes e práticas) |
Autor(es): | Lima, Eduardo Monteiro de |
Primeiro Orientador: | Diógenes, Elione Maria Nogueira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Geisa Carla Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Vanessa Sátiro dos |
Resumo: | Após os anos de 1990 com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no 9.394 / 1996, o contexto de formação continuada brasileira aos poucos se ajusta frente às novas demandas sociais no que diz respeito a promoção de uma educação básica pública com qualidade social. Nessa perspectiva, diferentes iniciativas e programas surgem no contexto educação básica com o intuito de se propiciar uma formação continuada que garanta, partindo de um princípio de gestão democrática inclusiva, prevista na Constituição Federal de 1988, a partir dos avanços tecnológicos, a exploração dos conhecimentos científicos historicamente construídos com o objetivo de compartilhar saberes e experiências essenciais para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. Nesse sentido, esse trabalho é resultante de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, realizada no Programa de Iniciação à Pesquisa Científica (PIBIC) entre 2018-2019, visou o estudo dos cursos de formação continuada para os gestores das escolas de educação básica, tomando como objeto de estudo a formação continuada dentro do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNEGEB) do Ministério da Educação (MEC), cujo interesse foi o de refletir o Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (2007-2019), percebendo olhares, saberes e práticas. Os resultados apontam que o programa contribuiu muito para a formação de gestores escolares no contexto brasileiro, entretanto, demonstram um distanciamento de investimento nas universidades federais públicas por meio das constantes mudanças de governo e que refletem no tocante ao acesso e permanência, formação inicial e programas de formação continuada sendo um alarmante fator de inclusão social. Tais aspectos acentuam a necessidade de políticas públicas mais amplas e efetivas no tocante a formação dos gestores na perspectiva da inclusão social, a partir da gestão democrática além do acesso às novas tecnologias |
Palavras-chave: | Políticas Públicas Gestores Escolares Formação Continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | LIMA, Eduardo Monteiro de. Formação continuada: programa escola de gestores da educação básica pública (olhares, saberes e práticas). 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8425 |
Data do documento: | 9-set-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Formação continuada - Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (olhares, saberes e práticas).pdf | 419.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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