Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8401
Tipo: | Dissertação |
Título: | Letramento crítico e decolonialidade no ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos (EJA) |
Título(s) alternativo(s): | Critical Literacy and Decoloniality in the English teaching of Youth and Adult Education Program, (YAE) |
Autor(es): | Marques, Simon de Sena |
Primeiro Orientador: | Ifa, Sérgio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Egito, Niedja Balbino do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Stella, Paulo Rogério |
Resumo: | Este estudo, inserido no campo da Linguística Aplicada, teve como objetivo investigar as experiências vivenciadas pelo docente e estudantes, na disciplina de Língua Inglesa, na turma do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual, na cidade de Maceió, no estado de Alagoas. Os aportes teóricos utilizados foram a perspectiva do Letramento Crítico, os estudos sobre Decolonialidade e sobre a compreensão oral e escrita em língua inglesa. É uma pesquisa qualitativa autoetnográfica e, portanto, interpretativista. O corpus analisado é composto de respostas de questionários, diários, planos e gravações de aula, bem como atividades de língua inglesa e comentários dos alunos sobre as aulas centradas em temas sociais no período de dezembro de 2019 a março de 2020. Os resultados revelam que há indícios de posicionamentos reflexivos dos estudantes acerca dos temas trabalhados: sexismo, preconceito racial e de gênero. Os resultados também revelam que o desenvolvimento reflexivo e crítico do docente em relação aos temas e aos procedimentos adotados foi desencadeado. Os dados mostram a necessidade e a importância da pesquisa realizada porque a aprendizagem da língua inglesa aliada a uma perspectiva crítica promoveu conscientização e criticidade para docente e estudantes da EJA de uma escola pública sobre os temas sociais trabalhados no período investigado. |
Abstract: | This study, situated in the field of Applied Linguistics, aimed to investigate the experiences lived by teachers and students, in the English language course, in the 3rd period class of Youth and Adult Education Program (YAE) of a state school, in the city of Maceió, in the state of Alagoas. The theoretical contributions used were the perspective of Critical Literacy, studies on Decoloniality and oral and written comprehension in English language teaching. It is na autoethnographic and therefore interpretive qualitative research. The corpus analyzed is composed of answers to questionnaires, diaries, plans and class recordings, as well as English language activities and comments of students on classes focused on social themes from December 2019 to March 2020. The results reveal that there are indications of reflective positions of the students on the themes worked: sexism, racial and gender prejudice. The results also reveal that the reflexive and critical development of the teacher in relation to the themes and procedures adopted was triggered. The data display the need and importance of the research carried out because the learning of the English language allied to a critical perspective promoted wareness and criticality for teachers and students of the YAE of a public school on the social themes worked in the period investigated. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Decolonialidade Língua inglesa -Estudo e ensino Autoetnografia Letramento Crítica Escola pública Education for young people and adults Decoloniality English language - Study and teaching Autoethnography Literacy - Criticism Public school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | MARQUES, Simon de Sena. Letramento crítico e decolonialidade no ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos (EJA). 2021. 129 f. Dissertação. (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística) - Faculdade de letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8401 |
Data do documento: | 31-jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letramento crítico e decolonialidade no ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos (EJA) | 4.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.