00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ifa, Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee1Egito, Niedja Balbino do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2489799974169222pt_BR
dc.contributor.referee2Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.creatorMarques, Simon de Sena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752557862788947pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T22:45:58Z-
dc.date.available2021-09-28-
dc.date.available2022-02-01T22:45:58Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.citationMARQUES, Simon de Sena. Letramento crítico e decolonialidade no ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos (EJA). 2021. 129 f. Dissertação. (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística) - Faculdade de letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8401-
dc.description.abstractThis study, situated in the field of Applied Linguistics, aimed to investigate the experiences lived by teachers and students, in the English language course, in the 3rd period class of Youth and Adult Education Program (YAE) of a state school, in the city of Maceió, in the state of Alagoas. The theoretical contributions used were the perspective of Critical Literacy, studies on Decoloniality and oral and written comprehension in English language teaching. It is na autoethnographic and therefore interpretive qualitative research. The corpus analyzed is composed of answers to questionnaires, diaries, plans and class recordings, as well as English language activities and comments of students on classes focused on social themes from December 2019 to March 2020. The results reveal that there are indications of reflective positions of the students on the themes worked: sexism, racial and gender prejudice. The results also reveal that the reflexive and critical development of the teacher in relation to the themes and procedures adopted was triggered. The data display the need and importance of the research carried out because the learning of the English language allied to a critical perspective promoted wareness and criticality for teachers and students of the YAE of a public school on the social themes worked in the period investigated.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectLíngua inglesa -Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducation for young people and adultspt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAutoethnographypt_BR
dc.subjectLiteracy - Criticismpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLetramento crítico e decolonialidade no ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.title.alternativeCritical Literacy and Decoloniality in the English teaching of Youth and Adult Education Program, (YAE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo, inserido no campo da Linguística Aplicada, teve como objetivo investigar as experiências vivenciadas pelo docente e estudantes, na disciplina de Língua Inglesa, na turma do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual, na cidade de Maceió, no estado de Alagoas. Os aportes teóricos utilizados foram a perspectiva do Letramento Crítico, os estudos sobre Decolonialidade e sobre a compreensão oral e escrita em língua inglesa. É uma pesquisa qualitativa autoetnográfica e, portanto, interpretativista. O corpus analisado é composto de respostas de questionários, diários, planos e gravações de aula, bem como atividades de língua inglesa e comentários dos alunos sobre as aulas centradas em temas sociais no período de dezembro de 2019 a março de 2020. Os resultados revelam que há indícios de posicionamentos reflexivos dos estudantes acerca dos temas trabalhados: sexismo, preconceito racial e de gênero. Os resultados também revelam que o desenvolvimento reflexivo e crítico do docente em relação aos temas e aos procedimentos adotados foi desencadeado. Os dados mostram a necessidade e a importância da pesquisa realizada porque a aprendizagem da língua inglesa aliada a uma perspectiva crítica promoveu conscientização e criticidade para docente e estudantes da EJA de uma escola pública sobre os temas sociais trabalhados no período investigado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento crítico e decolonialidade no ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos (EJA)4.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.