00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8392
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manoel de Barros: um apanhador de desperdícios
Título(s) alternativo(s): Manoel de Barros: un recolector de desechos
Autor(es): Leite, Marcilene Bezerra
Primeiro Orientador: Lima, Roberto Sarmento
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Francisco Jadir Lima
Resumo: Manoel de Barros, o poeta da palavra e das coisas “desimportantes”, desenvolve sua poética usando, como pano de fundo, a natureza, o lugar da sua infância e as suas experiências infantis para tratar o modo de fazer poesias. Contudo, esses elementos, naturais e comuns, não são seu foco de sua mensagem; mas apenas “pretextos” para uma abordagem mais profunda da discussão temática e a indicação dos caminhos escolhidos pelo autor para revelar um pouco de suas escolhas estáticas, o processo que percorre para trabalhar a linguagem e em específico, o seu gosto pelas palavras, o fazer poético. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar como a incorporação dos objetos naturais e concretos e o desfazimento do tempo, na voz lírica do poeta, contribuem para uma possível definição do que seja poesia sob a perspectiva teórica realizada a partir dos traços artísticos do escritor. Diante disso, o trabalho será dividido em três partes: na primeira, será analisado como se dá o processo da utilização dos objetos naturais e concretos na voz lírica. Na segunda, analisaremos o que vem a ser o desfazimento do tempo em suas poesias. E na terceira parte, apresentaremos um possível conceito de poesia, levando em conta as obras analisadas e algumas falas sobre o tema.
Abstract: RESUMEN: Manoel de Barros, el poeta de palabras y cosas "sin importancia", desarrolla su poética utilizando, como telón de fondo, la naturaleza, el lugar de su infancia y sus experiencias infantiles para tratar la forma de hacer poesía. Sin embargo, estos elementos, naturales y comunes, no son el foco de su mensaje; pero solo "pretextos" para un acercamiento más profundo a la discusión temática y la indicación de los caminos elegidos por el autor para revelar un poco de sus elecciones estáticas, el proceso que atraviesa para trabajar en el lenguaje y, em particular, su gusto por las palabras, haciendo poética Así, este trabajo tiene como objetivo analizar cómo la incorporación de objetos naturales y concretos y la ruina del tiempo, en la voz lírica del poeta, contribuyen a una posible definición de lo que es la poesía desde la perspectiva teórica realizada desde las huellas artísticas del escritor. Por lo tanto, el trabajo se dividirá en tres partes: en la primera, se nalizará cómo se lleva a cabo el proceso de uso de objetos naturales y concretos en la voz lírica. En el segundo, analizaremos cuál es la ruina del tiempo en su poesía. Y en la tercera parte, presentaremos un posible concepto de poesía, teniendo en cuenta los trabajos analizados y algunos discursos sobre el tema.
Palavras-chave: Manoel de Barros
Estilo de escrita
Literatura
Manoel de Barros
writing style
Literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: LEITE, Marcilene Bezerra. Manoel de Barros: um apanhador de desperdícios. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8392
Data do documento: 27-mai-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manoel de Barros: um apanhador de desperdícios604.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.