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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8392
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Manoel de Barros: um apanhador de desperdícios |
Título(s) alternativo(s): | Manoel de Barros: un recolector de desechos |
Autor(es): | Leite, Marcilene Bezerra |
Primeiro Orientador: | Lima, Roberto Sarmento |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Susana Souto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Francisco Jadir Lima |
Resumo: | Manoel de Barros, o poeta da palavra e das coisas “desimportantes”, desenvolve sua poética usando, como pano de fundo, a natureza, o lugar da sua infância e as suas experiências infantis para tratar o modo de fazer poesias. Contudo, esses elementos, naturais e comuns, não são seu foco de sua mensagem; mas apenas “pretextos” para uma abordagem mais profunda da discussão temática e a indicação dos caminhos escolhidos pelo autor para revelar um pouco de suas escolhas estáticas, o processo que percorre para trabalhar a linguagem e em específico, o seu gosto pelas palavras, o fazer poético. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar como a incorporação dos objetos naturais e concretos e o desfazimento do tempo, na voz lírica do poeta, contribuem para uma possível definição do que seja poesia sob a perspectiva teórica realizada a partir dos traços artísticos do escritor. Diante disso, o trabalho será dividido em três partes: na primeira, será analisado como se dá o processo da utilização dos objetos naturais e concretos na voz lírica. Na segunda, analisaremos o que vem a ser o desfazimento do tempo em suas poesias. E na terceira parte, apresentaremos um possível conceito de poesia, levando em conta as obras analisadas e algumas falas sobre o tema. |
Abstract: | RESUMEN: Manoel de Barros, el poeta de palabras y cosas "sin importancia", desarrolla su poética utilizando, como telón de fondo, la naturaleza, el lugar de su infancia y sus experiencias infantiles para tratar la forma de hacer poesía. Sin embargo, estos elementos, naturales y comunes, no son el foco de su mensaje; pero solo "pretextos" para un acercamiento más profundo a la discusión temática y la indicación de los caminos elegidos por el autor para revelar un poco de sus elecciones estáticas, el proceso que atraviesa para trabajar en el lenguaje y, em particular, su gusto por las palabras, haciendo poética Así, este trabajo tiene como objetivo analizar cómo la incorporación de objetos naturales y concretos y la ruina del tiempo, en la voz lírica del poeta, contribuyen a una posible definición de lo que es la poesía desde la perspectiva teórica realizada desde las huellas artísticas del escritor. Por lo tanto, el trabajo se dividirá en tres partes: en la primera, se nalizará cómo se lleva a cabo el proceso de uso de objetos naturales y concretos en la voz lírica. En el segundo, analizaremos cuál es la ruina del tiempo en su poesía. Y en la tercera parte, presentaremos un posible concepto de poesía, teniendo en cuenta los trabajos analizados y algunos discursos sobre el tema. |
Palavras-chave: | Manoel de Barros Estilo de escrita Literatura Manoel de Barros writing style Literature |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | LEITE, Marcilene Bezerra. Manoel de Barros: um apanhador de desperdícios. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8392 |
Data do documento: | 27-mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
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Manoel de Barros: um apanhador de desperdícios | 604.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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