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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8345
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem: cognição e engajamento |
Título(s) alternativo(s): | Gamification in blended learning spaces: cognition and engagement |
Autor(es): | Moura, Esmeralda Cardoso de Melo |
Primeiro Orientador: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee1: | Francisco, Deise Juliana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sales Junior, Valdick Barbosa de |
Resumo: | Essa pesquisa versa sobre a inter-relação entre a gamificação e a Teoria do Flow, seguindo um modelo de ensino híbrido, considerando que a aprendizagem não é inerente apenas à sala de aula e acontece em vários espaços, dada à atual conjuntura híbrida e multimodal presentes nas interações e construções de saberes dos sujeitos, que se tornam ativos e produtores de conhecimento. A gamificação e a Teoria do Flow possuem características que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem podendo ocorrer tanto de forma presencial quanto virtualmente, descentralizando os espaços de ensino e oferecendo ao discente a oportunidade de controle de seus estudos, reconhecendo assim, sua centralidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, seria possível um discente atingir um estado de envolvimento e imersão total, seguindo um modelo de ensino híbrido em experiências gamificadas? O objetivo dessa pesquisa foi analisar o estado de flow de discentes do 4o período dos cursos de Matemática e Química da Universidade Federal de Alagoas a partir de um estudo de caso em uma disciplina comum aos dois cursos já mencionados. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com o uso de revisão de literatura, observação direta do comportamento dos discentes diante das propostas e aplicação de questionários Os resultados encontrados foram considerados satisfatórios e apontaram que a utilização da gamificação como estratégia pedagógica dentro de um modelo de ensino híbrido pode promover maior engajamento e motivação dos discentes, com feedbacks imediatos de suas ações dentre as várias possibilidades de solucionar os desafios propostos, fazendo com que o discente atinja um grau de experiência ideal que o deixe totalmente envolvido e imerso nas experiências. |
Palavras-chave: | Educação Teoria do Flow Gamificação Ensino Híbrido Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | MOURA, Esmeralda Cardoso de Melo. Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem: cognição e engajamento. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8345 |
Data do documento: | 23-jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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